spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

MORRE PRETA GIL – ICL Notícias


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A cantora e empresária Preta Gil morreu na noite deste domingo (20), aos 50 anos, em Washington, nos Estados Unidos. A artista estava no país para se o tratamento contra um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023.

Preta Gil era filha do cantor e compositor Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha. Sua carreira musical incluiu gêneros como axé, samba e pop. Ela também era conhecida por comandar o “Bloco da Preta” no Carnaval e por sua atuação como apresentadora.

Receba nossa newsletter

Nos últimos anos, Preta enfrentou a doença de forma pública e inspiradora, compartilhando suas experiências e lutas contra o câncer. Sua trajetória e coragem foram reconhecidas e admiradas por muitos. Ela deixa um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria. O horário e local do velório ainda não foram divulgados.

Gilberto Gil e Sandra Gadelha apresentam Preta, recém-nascida. Imagem: Reprodução/Instagram

Desde o diagnóstico, Preta passou por uma intensa batalha contra a doença, enfrentando cirurgias e complicações graves, incluindo uma parada cardíaca durante um dos procedimentos. Apesar de ter conseguido se recuperar de alguns episódios críticos, seu estado de saúde deteriorou-se nos últimos dias. Segundo relatos de familiares e amigos, a cantora apresentava fraqueza intensa e perda de resistência física devido ao avanço agressivo da doença.

Trajetória de Preta Gil

Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974. Era filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil com Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa – expoentes do movimento tropicalista. Sua trajetória artística foi marcada por uma atuação multifacetada: além de cantora, era apresentadora, empresária e defensora de diversas causas sociais.

Mulher preta, bissexual e fora dos padrões estéticos convencionais, Preta se tornou símbolo de representatividade e combateu com firmeza o racismo, a gordofobia e a homofobia. “Eu costumo dizer que eu era a Preta no mundinho da Tropicália, achava que as pessoas eram que nem a minha família. O mundo não era assim”, disse em entrevista à Forbes.

Preta Gil deixa um filho, o músico Francisco Gil, conhecido como Fran, integrante do grupo Gilsons — projeto formado com o filho e o neto de Gilberto Gil.

O Brasil perde uma artista talentosa, uma mulher corajosa e uma voz importante na luta por inclusão, respeito e liberdade de ser.

 





Fonte: ICL Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Evento Gratuito em São Paulo da Go BTC

A Go BTC, com apoio do Livecoins, convida todos para um evento especial na Cervejaria Alvorada, em São Paulo, no próximo dia 11...

Em 2025, sistema de licenciamento urbano do Implurb tem alta de 11% no atendimento

Somando mais 5.457 atendimentos no mês de novembro, a Prefeitura de Manaus passa de 61,6 mil serviços realizados no ano de 2025, uma alta de 11,7%...

Governo Lula arma estratégia para tentar conter ‘Doutrina Donroe’ na América Latina

Diante da ruptura na ordem internacional e na ambição declarada do governo...