spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Motta propõe revisão de isenções e admite reduzir emendas em acordo sobre IOF


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta sexta-feira (4) uma solução negociada para o impasse sobre o aumento do IOF e acenou com medidas como a revisão de isenções fiscais e possível corte em emendas parlamentares.

A fala veio após o ministro do STF Alexandre de Moraes suspender os decretos do Executivo que elevaram o imposto e marcar audiência de conciliação entre governo, Congresso, PGR e AGU para o dia 15. Até lá, valem as alíquotas anteriores à alta.

Em entrevista à CNN, Motta afirmou que o Congresso não está em confronto com o governo e negou que o Legislativo seja “contra os mais pobres”. Disse ainda que benefícios fiscais precisam ser repensados com base em sua eficácia econômica.

Motta reage a críticas, propõe revisão de isenções e admite mudanças no acordo sobre IOF

“O Congresso foi contra o aumento de impostos. Precisamos discutir revisão de isenções e, se necessário, cortar emendas. Não há espaço para um Congresso intocável”, afirmou.

Hugo Motta e as críticas

Sobre críticas recebidas nas redes sociais, Motta minimizou: “Se forem políticas, não me incomodam. A sociedade entende que o Congresso quer evitar que o brasileiro pague mais imposto”.

Motta também reforçou que o Legislativo já aprovou medidas sociais importantes, como o crédito consignado e a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil, e destacou a disposição do presidente Lula para o diálogo.

Alexandre de Moraes justificou sua decisão afirmando que há dúvidas sobre a finalidade do decreto do Executivo, que, segundo o Ministério da Fazenda, teria impacto de bilhões na arrecadação. Para o ministro, o caso gerou um “indesejável embate” entre Executivo e Legislativo.





Fonte: ICL Notícias

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

O prêmio do concurso...

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

CPI dos Atos Golpistas aprova quebra de sigilos de Zambelli e Delgatti, e reconvocação de Mauro Cid

Parlamentares também aprovaram pedidos de informação ao Exército. Nesta quinta (24), CPI ainda ouve sargento do Exército Luís Marcos dos Reis, ex-assessor de Jair...

Homens de confiança de Ramagem disseram que Alexandre de Moraes ‘merecia tiro’

A operação Última Milha da Polícia Federal (PF), que investiga o uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), desvendou que a ‘Abin paralela’...