spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

MP oferece acordo a Marçal para encerrar o caso da expedição ao Pico dos Marins – Política – CartaCapital



O Ministério Público de São Paulo propôs um acordo para Pablo Marçal (PRTB) pagar 273,2 mil reais e arquivar o processo que o acusa de colocar em risco 32 pessoas em uma expedição ao Pico dos Marins, em Piquete (SP), em 2022.

O órgão denunciou o coach por “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”. A pena prevista é de detenção de três meses a um ano.

Apesar de denunciar Marçal, o MP ofereceu a possibilidade de transação penal, por meio da qual o acusado pagaria o equivalente a 180 salários mínimos. O montante chegaria a uma entidade com destinação social.

O acordo se aplica a casos de menor gravidade ou com pena inferior a dois anos.

Após o MP apresentar a denúncia, em 7 de março, a juíza Rafaela Glioche, da Comarca de Piquete, mandou a defesa de Marçal se manifestar em até 15 dias.

Conforme a acusação do MP-SP, a chuva se intensificou quando o grupo liderado por Marçal subia a trilha rumo ao cume, “com pouca visibilidade, o que tornava o trajeto inóspito, permeado de lama e pedras escorregadias, afora o risco de hipotermia”.

Marçal, porém, chamou o guia de “covarde” e desdenhou dos alertas, segundo a denúncia. A expedição ocorreu entre 4 e 5 de janeiro de 2022, um período contraindicado, “sob o infundado pretexto de que as vítimas por ele guiadas precisariam correr riscos, enfrentando a natureza hostil daquele período, sem o que não seriam capazes de vencer e prosperar na vida”.



Por: Carta Capital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Investimento do Amapá no Master só perde para o do Rio de Janeiro; confira a lista

O investimento de R$ 400 milhões feito pela Amapá Previdência (Amprev) em...

Assessor de Carlos diz que família Bolsonaro sacava todo salário em dinheiro vivo

O chefe de gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), Jorge Fernandes, afirmou em depoimento ao MP-RJ (Ministério Público do Rio) que toda a família Bolsonaro “sempre sacava” os...

Certidões de Habite-se têm alta de 98% em janeiro na Prefeitura de Manaus

Com 98% de aumento, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), expediu 107 novas certidões de Habite-se em janeiro de 2023, comparando com o período de 2022, quando foram emitidos 54 documentos.