Deivison de Oliveira Bento foi filmado empurrando uma mulher durante confusão em Novo Aripuanã (Reprodução)
28 de abril de 2025
MANAUS (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) pediu o afastamento do tenente Deivison de Oliveira Bento, então comandante da Polícia Militar de Novo Aripuanã, após o policial ter sido filmado agredindo uma mulher e efetuando disparo para o alto na cidade localizada a 227 quilômetros de Manaus.
Segundo o MP, foi instaurada a Notícia de Fato (N° 212.2025.000032) para apurar desvio de conduta do agente público e solicitado, ao comando-geral da corporação, a substituição imediata do oficial, como “medida destinada a resguardar a idoneidade da apuração e garantir a credibilidade institucional da PM“.
O MP-AM solicitou, ainda, a suspensão administrativa/funcional, por cautela, do porte de arma de fogo de Deivison de Oliveira Bento “considerando indícios de violações funcionais cometidas em aparente estado de alteração de controle emocional e com indícios de estar sob efeito de bebida alcoólica ou eventuais outras substâncias capazes de tal tipo de alteração de ânimo“.
Em seu despacho, a promotora de Justiça Jéssica Vitoriano Gomes informou que o oficial da PM teria praticando abuso de autoridade, lesão corporal, disparo de arma de fogo em via pública, condutas incompatíveis com a disciplina da função policial.
Posicionamento da PM
A Polícia Militar do Estado informou que, ao tomar conhecimento do ocorrido, foi determinado que o tenente, que responde pelo comando da unidade policial de Novo Aripuanã, retornasse a Manaus, onde terá sua arma recolhida.
Um procedimento interno foi instaurado na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da corporação para apurar a conduta do policial militar, que estava de folga durante a ação registrada por populares. A PM ressaltou, ainda, que “não compactua com ações de excesso e/ou violências cometidas pelos seus agentes”.
Após a repercussão do caso, o prefeito de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho (União Brasil), conhecido como Raiz, se manifestou nas redes sociais sobre o que chamou de “cenas lamentáveis” envolvendo o comandante da Polícia Militar no município.
“Tal conduta é totalmente incompatível com o compromisso que as forças de segurança devem ter com a proteção da população, especialmente no que diz respeito à dignidade e aos direitos das mulheres. A violência praticada por quem deveria zelar pela ordem e pela segurança pública é inadmissível e deve ser rigorosamente apurada“, disse o prefeito, em nota.
Entenda o caso
O comandante da Polícia Militar em Novo Aripuanã (AM), tenente Deivison de Oliveira Bento, foi gravado agredindo uma mulher e efetuando disparos de arma de fogo para cima durante uma confusão no município. O caso ocorreu na madrugada desse domingo, 27.
No vídeo que circulou nas redes sociais, Deivison de Oliveira aparece discutindo com uma mulher. Ele a empurra, fazendo com que a mulher caia e fique jogada no chão. Neste momento, várias pessoas se aproximam do policial, que saca a arma e efetua um disparo para o alto.
Outro vídeo mostra uma segunda mulher caída em uma calçada, e testemunhas afirmaram que Deivison de Oliveira Bento também a agrediu.
(*) Com informações do Ministério Público do Ama
Fonte: Agência Cenarium