MP pede afastamento de tenente após agressão à mulher no Amazonas



Deivison de Oliveira Bento foi filmado empurrando uma mulher durante confusão em Novo Aripuanã (Reprodução)

28 de abril de 2025

MANAUS (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) pediu o afastamento do tenente Deivison de Oliveira Bento, então comandante da Polícia Militar de Novo Aripuanã, após o policial ter sido filmado agredindo uma mulher e efetuando disparo para o alto na cidade localizada a 227 quilômetros de Manaus.

Segundo o MP, foi instaurada a Notícia de Fato (N° 212.2025.000032) para apurar desvio de conduta do agente público e solicitado, ao comando-geral da corporação, a substituição imediata do oficial, como “medida destinada a resguardar a idoneidade da apuração e garantir a credibilidade institucional da PM“.

O MP-AM solicitou, ainda, a suspensão administrativa/funcional, por cautela, do porte de arma de fogo de Deivison de Oliveira Bento “considerando indícios de violações funcionais cometidas em aparente estado de alteração de controle emocional e com indícios de estar sob efeito de bebida alcoólica ou eventuais outras substâncias capazes de tal tipo de alteração de ânimo“.

Em seu despacho, a promotora de Justiça Jéssica Vitoriano Gomes informou que o oficial da PM teria praticando abuso de autoridade, lesão corporal, disparo de arma de fogo em via pública, condutas incompatíveis com a disciplina da função policial.

Posicionamento da PM

A Polícia Militar do Estado informou que, ao tomar conhecimento do ocorrido, foi determinado que o tenente, que responde pelo comando da unidade policial de Novo Aripuanã, retornasse a Manaus, onde terá sua arma recolhida.

Um procedimento interno foi instaurado na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da corporação para apurar a conduta do policial militar, que estava de folga durante a ação registrada por populares. A PM ressaltou, ainda, que “não compactua com ações de excesso e/ou violências cometidas pelos seus agentes”.

Após a repercussão do caso, o prefeito de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho (União Brasil), conhecido como Raiz, se manifestou nas redes sociais sobre o que chamou de “cenas lamentáveis” envolvendo o comandante da Polícia Militar no município.

Tal conduta é totalmente incompatível com o compromisso que as forças de segurança devem ter com a proteção da população, especialmente no que diz respeito à dignidade e aos direitos das mulheres. A violência praticada por quem deveria zelar pela ordem e pela segurança pública é inadmissível e deve ser rigorosamente apurada“, disse o prefeito, em nota.

Nota do prefeito de Novo Aripuança (Reprodução/Instagram)
Entenda o caso

O comandante da Polícia Militar em Novo Aripuanã (AM), tenente Deivison de Oliveira Bento, foi gravado agredindo uma mulher e efetuando disparos de arma de fogo para cima durante uma confusão no município. O caso ocorreu na madrugada desse domingo, 27.

No vídeo que circulou nas redes sociais, Deivison de Oliveira aparece discutindo com uma mulher. Ele a empurra, fazendo com que a mulher caia e fique jogada no chão. Neste momento, várias pessoas se aproximam do policial, que saca a arma e efetua um disparo para o alto.

Outro vídeo mostra uma segunda mulher caída em uma calçada, e testemunhas afirmaram que Deivison de Oliveira Bento também a agrediu.

(*) Com informações do Ministério Público do Ama



Fonte: Agência Cenarium

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

Guilherme Jeronymo – da Agência Brasil O técnico Carlos Alberto Parreira, de 83...

Número de mortos por terremoto na Venezuela sobe para 1.450

Os terremotos ocorridos na...

Amazonas Repórter

Tudo

Lua Rosa é hoje! Veja como observar fenômeno

A Lua Rosa chega a seu auge às 19h48 deste domingo (13), no horário de Brasília. O fenômeno deste final de semana é...

Greve na TV Justiça ameaça transmissões do STF após atrasos trabalhistas

Por Manuela Borges Funcionários da TV Justiça aprovaram uma paralisação e devem entrar...