spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

MPAM regulamenta emissão eletrônica de certidões para ampliar transparência e facilitar acesso da população

 

A partir de agora, documentos desse tipo serão emitidos exclusivamente via internet, de forma gratuita, com validade de 30 dias

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) regulamentou, por meio do ato nº 210/2025/PGJ, a emissão eletrônica de certidões no âmbito da instituição. A medida, oficializada pela procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, moderniza o serviço, padroniza os procedimentos e facilita o acesso da população às informações, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011).

A certidão de âmbito estadual, relativa à existência ou inexistência de feitos extrajudiciais em tramitação no MPAM, será emitida exclusivamente por meio eletrônico, de forma gratuita, mediante solicitação no site oficial da instituição. O documento terá validade de 30 dias e poderá ser autenticado por código de validação disponível no próprio portal.

Entre os procedimentos abrangidos estão: notícia de fato, notícia de fato eleitoral, procedimento preparatório, procedimento preparatório eleitoral, inquérito civil público, procedimento investigatório criminal e procedimento administrativo. Casos classificados como sigilosos não constarão na certidão.

A PGJ-AM, Leda Mara Nascimento Albuquerque, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a transparência e a modernização de seus serviços.

“Esse é mais um passo importante para aproximar o MPAM da sociedade. A emissão eletrônica de certidões garante agilidade, segurança e transparência, permitindo que o cidadão tenha acesso facilitado às informações de seu interesse”, afirmou.

 

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Justiça mantém preso empresário suspeito de tentativa de homicídio

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decidiu pela legalidade da prisão de Fabrício da Silva Nunes (Composição: Paulo Dutra/Cenarium) ...

OAB-RJ pede exclusão de advogado por dizer que juíza tinha ‘resquícios de senzala’

José Francisco Abud e Helenice Rangel (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium) ...

PF: Assessores de Sóstenes e Jordy movimentaram mais de R$ 27 milhões

Por Cleber Lourenço Assessores ligados aos gabinetes dos deputados federais Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)...