GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.4 C
Manaus
domingo, abril 6, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

MTur inicia pesquisa para conhecer o perfil do turista com deficiência



O Ministério do Turismo (MTur) abre pesquisa para entender as necessidades do turista com algum tipo de deficiência. Juntamente com a Unesco, a Pasta desenvolveu o questionário “Acessibilidade em Atrativos Turísticos”, um trabalho voltado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para saber o que essas pessoas consideram importante em uma cidade para a prática do turismo. O questionário é respondido de forma voluntária e pessoas que não possuam deficiência também podem participar. CLIQUE AQUI e acesse o questionário.

“A acessibilidade no turismo é uma prioridade que está incluída no plano de 100 dias do MTur e esse estudo em parceria com a Unesco vem para trazer ainda mais luz ao tema. Com as respostas, poderemos trabalhar em políticas públicas mais eficazes para que a experiência turística seja ainda mais completa aos turistas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Em nosso governo, junto ao presidente Lula, vamos defender um turismo mais acessível e inclusivo”, destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Colabore com a pesquisa! A participação de todos é essencial para que o Ministério do Turismo possa conhecer as necessidades das pessoas com deficiência e ampliar as ações e projetos que proporcionem maior inclusão e acessibilidade no turismo brasileiro.

CONSULTORIA – O trabalho foi realizado por meio de uma contratação de consultoria especializada em projeto de cooperação internacional para realizar atividades relacionadas à promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, no âmbito do Programa Turismo Acessível. Com isso, serão feitos estudos, levantamentos e sistematizações de dados para a proposição de estratégias e de mecanismos de fomento à acessibilidade na atividade turística.

Dentre os produtos a serem entregues pela consultoria, está a realização da pesquisa do perfil do turista com deficiência e suas principais necessidades e dificuldades em relação às viagens de turismo para orientação da cadeia produtiva do setor acerca da estruturação e promoção do turismo acessível.

O trabalho será dividido em duas etapas: na primeira um questionário para análise quantitativa dos dados, e na segunda reuniões com pontos focais nos meses de fevereiro e março de 2023.


Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Literatus orienta estudantes e profissionais para o futuro do mercado de trabalho

O Centro de Ensino Literatus realiza nesta sexta-feira (5), às 18h, uma live em que vai orientar estudantes e profissionais para o futuro do...

Quilombolas pedem maior participação em debates sobre a COP30

As comunidades afrodescendentes e quilombolas pedem mais espaço nos encontros sobre mudança do clima que antecedem a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as...

Consciência Negra: Literatus discute a diversidade no mercado de trabalho

Nesta segunda-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra, data que busca gerar reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira. Para contribuir...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo