spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Musculação ganha adesão das mulheres, pelos benefícios à saúde

 

A musculação tem ganhado espaço entre mulheres de diferentes idades, não apenas pelos resultados estéticos, mas principalmente pelos benefícios para a saúde. De acordo com informações da Agência Einstein (plataforma de notícias sobre ciência e saúde), o treino de força auxilia na prevenção da osteoporose, preserva a massa muscular, controla glicemia, colesterol e pressão arterial, além de contribuir para o bem-estar emocional e a autonomia em todas as fases da vida.

 

Esse foi o caso da servidora pública Lorayne Tomaz, 38, aluna há 9 anos da Fórmula Academia do Shopping Ponta Negra. Ela conta que a prática da musculação contribuiu para sua saúde física e mental e, também, para a melhoria significativa na qualidade de vida. “Nesse período que faço musculação, já perdi gordura, ganhei massa muscular. A musculação mudou minha autoestima, melhorou meu preparo físico e foi essencial para lidar com a depressão”, relata.

 

Para a profissional de Educação Física, Ana Lisboa, que acompanha Lorayne na Fórmula Academia, a prática da musculação vai muito além do ganho estético. “O treino de força ajuda a reduzir gordura corporal, aumentar a massa muscular, melhorar a postura, fortalecer os ossos e articulações e ainda contribui para o equilíbrio hormonal. Cada treino é adaptado à idade, ao histórico de saúde e aos objetivos de cada mulher”, afirma.

 

Segundo a profissional, a maioria das alunas busca na prática da musculação tanto o emagrecimento quanto a definição corporal, mas muitas mulheres também procuram qualidade de vida, disposição e prevenção a doenças.

 

 “O treino de força também é indicado para mulheres com problemas de coluna, dores articulares, osteopenia (perda de densidade óssea) e sintomas da menopausa. Durante a prática, as alunas apresentam melhora significativa nessas questões relacionadas à saúde”, comenta.

 

Ana Lisboa reforça que é mito a ideia de que o treino de força deixa a mulher ‘masculinizada’. “Isso não se sustenta mais. Na verdade, o treino fortalece e harmoniza o corpo, trazendo ganhos físicos e emocionais”, acrescenta.

 

Com equipamentos adaptados e acompanhamento profissional constante, a Fórmula Academia oferece suporte para diferentes perfis de alunas, desde jovens que buscam definição até mulheres que enfrentam questões relacionadas à saúde. “Cada mulher tem um objetivo diferente, mas todas descobrem na musculação um caminho de saúde e autoconfiança”, reforça Ana Lisboa.

 

Foto: Divulgação

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

BBB25 tem recorde de votos e 3º maior Paredão no novo sistema de votação

Na noite desta terça-feira (25), Tadeu Schmidt anunciou que a disputa entre Aline, Diego Hypolito e Maike bateu o recorde de...

Desembargadora Ida Maria toma posse no TRE-AM e reforça representatividade feminina na Corte

Com a nova composição, o Pleno passa a ter oito magistradas, incluindo a presidente Carla Reis e a vice-presidente e corregedora Nélia Caminha Nesta quinta-feira...

Lei catarinense antinegro, STF e vedação ao retrocesso social

Por Hédio Silva Jr.  Examinada do ângulo formal, a lei catarinense n. 19.722/26...