GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

‘Não pensam no meio ambiente’, diz prefeito de Belém sobre ribeirinhos



Prefeito de Belém, Igor Normando, durante evento da COP30 realiza falas polêmicas sobre ribeirinhos (Divulgação/Agência Belém)

04 de abril de 2025

Fabyo Cruz – Da Cenarium

BELÉM (PA) – Declarações do prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), durante um evento sobre a COP30, realizado na última quinta-feira, 3, na capital do Pará, geraram forte repercussão negativa nas redes sociais. Ele afirmou que a população ribeirinha “não pensa na preservação do meio ambiente” e nas mudanças climáticas. O encontro foi promovido pelo grupo Globo discutiu o papel da Amazônia no enfrentamento da crise climática global e contou com a presença de especialistas e autoridades.

Durante o painel “O que a COP 30 representa para o Brasil”, Igor Normando afirmou que a população ribeirinha que “tira o seu ganha-pão destas áreas e, evidentemente, quem está com fome ou quem precisa resolver o seu problema diário, ele [ribeirinho] não pensa na preservação do meio ambiente, nas mudanças climáticas, ele quer matar a fome dele do dia”.

O prefeito de Belém, Igor Normando (Divulgação/Agência Brasil)

A declaração provocou reações imediatas na internet. Muitos usuários criticaram o prefeito, destacando que os povos ribeirinhos são historicamente responsáveis pela preservação da floresta e que o impacto ambiental causado por essas comunidades é mínimo quando comparado às grandes empresas extrativistas. “Os ribeirinhos são os que menos causam impacto ambiental em comparação com as grandes empresas extrativistas que só querem saber de lucro”, comentou um internauta.

Vejo o momento do pronunciamento:

Outro usuário destacou a relação ancestral dos ribeirinhos com o meio ambiente: “É o ribeirinho quem sabe cuidar da floresta. Não é ele o responsável pelo desmatamento. O conhecimento ancestral dele conserva o que lhe dá alimento. É o ‘desenvolvimento’ exatamente dentro dessa visão que destrói”.

Alguns internautas também expressaram preocupação com o tom das falas do prefeito, interpretando-as como um discurso que poderia justificar futuras políticas de remoção dessas comunidades. “Já querem é pensar em um discurso pra justificar a futura expropriação da terra ocupada por essas populações”, afirmou um comentário.

Outra fala de Normando que causou polêmica foi sobre a Vila da Barca, uma comunidade de palafitas situada às margens do rio em Belém. O prefeito afirmou que a localidade “se originou de um conjunto habitacional que acabou virando uma ocupação desordenada na beira do rio”.

Entretanto, historiadores e moradores da cidade rapidamente contestaram a declaração. A Vila da Barca tem origem no início do século XX, quando o crescimento urbano empurrou as populações mais pobres para as periferias. O bairro do Telégrafo, na época, era uma região distante do centro. A vila recebeu esse nome por abrigar uma barca que servia como ponto de referência para quem chegava à capital pela água ou por terra.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Belém e, até o momento, Igor Normando não se pronunciou publicamente sobre as críticas às suas declarações.

Leia mais: Igor Normando é eleito prefeito de Belém com 56,36% dos votos



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Caso Roswell: saiba como foi incidente com Ovnis mais famoso dos EUA

Para muitos pesquisadores de objetos voadores não identificados (Ovnis), a queda de um objeto na cidade de Roswell, no Novo México,...

Maracatu nação pode se tornar 8º patrimônio cultural imaterial do país

O maracatu nação pode se tornar o oitavo bem cultural do Brasil inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da...

Sicredi é destaque no Guia FGV de Fundos de Investimentos 2023

Gestora de recursos da instituição financeira cooperativa ficou em 1º lugar em Money Market - gestoras Especialistas. O Sicredi, por meio de sua Asset, conquistou...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo