GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 30, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

‘Não vai mudar minha fé’, diz líder de terreiro alvo de vandalismo no MA



Imagens de orixás e entidades foram destruídas após episódio de intolerância religiosa (Reprodução/Redes Sociais)

30 de abril de 2025

Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Um terreiro de Umbanda foi alvo de vandalismo na madrugada do último domingo, 27, na cidade de Tutóia, na comunidade Porto de Areia, no Maranhão. Imagens de orixás como Oxalá e Iemanjá, símbolos importantes para a religião, foram destruídas. O caso é apontado pelas lideranças do templo como intolerância religiosa.

O líder religioso do local, pai de santo Cleudiomar Ribeiro, relata que se deparou com o vandalismo ao chegar ao terreiro na manhã de segunda-feira, 28, quando chegou para fazer a limpeza. De acordo com informações, marcas de pneus de moto foram encontradas no local.

Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível notar as imagens dos orixás quebradas no chão e um altar danificado. O pai de santo expressou, nas redes sociais, a tristeza de ter encontrado o centro religioso vandalizado.

“É com muita tristeza que eu faço esse vídeo, eu não sou muito de me apresentar na internet, mas eu estou fazendo isso em defesa dos direitos que a gente tem como pai de santo, como líder religioso. Porque, assim como eu estou nessa tristeza, assim como outros aqui dentro do nosso país que passam por isso, eu vou expor uma situação muito triste que acontece através da intolerância religiosa, que é um crime. Eu tenho direito, a Constituição me garante isso. Fico muito triste de ver a situação em que eu encontrei meu terreiro, meu templo religioso. Eu, como pai de santo, fico muito triste”, disse Cleudiomar.

Ainda no mesmo vídeo, o líder religioso mostrou como ficou o local. “A pessoa não tem o direito de chegar num templo religioso e fazer isso aqui. Respeita a minha fé como eu respeito a tua, entendeu?! Cada um respeitando o espaço dos outros, todo mundo tem direito de cultuar o que quiser, minha gente, num tem necessidade disso […] Você acordar, você vem fazer as suas orações, suas preces, suas rezas e encontrar isso, qual o ser humano que vai se sentir bem com isso? Ninguém! Vamos respeitar as pessoas, vamos ter mais amor ao próximo […] Isso aqui não vai mudar a minha fé“, afirmou.

O caso ganhou repercussão nos veículos de comunicação local. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado e a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deve investigar o caso.

Crime

Em 2023, foi sancionada a Lei n° 14.532, que equipara o crime de injúria racial ao crime de racismo e também protege a liberdade religiosa. A lei prevê pena de reclusão de dois a cinco anos e proibição de frequência a quem obstar, impedir ou empregar violência contra quaisquer manifestações, ou práticas religiosas. Além disso, a Constituição Federal garante a liberdade a crença no País.

Segundo a mestra em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos Karolline Porto, a principal diferenciação entre o racismo religioso e a intolerância religiosa está no fator racial. “Racismo religioso acontece nas religiões de matriz africana, pois temos aí um fator racial determinante, com toda a bagagem do colonialismo produzindo a inferioridade do colonizado. A intolerância religiosa trata de violações à religiosidade, mas sem haver subjugação da cor e das raízes da pessoa. As religiões afro são alvo de violência por toda essa construção de inferioridade, subjugação, desumanização à cultura negra”, explicou a especialista.

Leia também: Nada a comemorar: religiões de matriz africana ainda são alvo de intolerância religiosa
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Mari Fernandez sobre mudanças na carreira: “Com dois pés no sertanejo“

A cantora Mari Fernandez, 24, falou sobre sua mudança da carreira de forró e piseiro para um novo gênero musical: o...

NTT confirma violação, com acesso a dados de clientes

NTT confirma violação, com acesso a dados de clientes - CISO Advisor Ir para o conteúdo Fonte: CISO Advisor
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo