Lancha saiu da capital amazonense com destino ao município de Nova Olinda do Norte, mas afundou ainda próxima à Manaus; piloto da embarcação foi preso e liberado sob fiança
Até o momento, 71 pessoas foram resgatadas e sete seguem desaparecidas. Os dois mortos foram identificados como sendo uma menina de aproximadamente três anos, e uma mulher de idade não informada.
A criança chegou a ser resgatada pelas equipes de salvamento e encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, mas deu entrada na unidade já sem vida. Os dois corpos seguem no IML (Instituto Médico Legal), onde passam pelo processo de identificação para, então, serem liberados.
A Polícia Civil do Amazonas informou que o piloto da embarcação foi preso em flagrante por homicídio culposo, e responderá em liberdade após pagamento de fiança. O caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros.
As 71 pessoas resgatadas com vida foram levadas para Manaus e desembarcaram no Porto Privatizado, no centro da cidade. Para os familiares dos passageiros, o Governo do Amazonas disponibilizou, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome, psicólogos e assistentes sociais para atendimento e identificação da lista de passageiros.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, quatro pacientes adultos, vítimas do naufrágio, receberam atendimento em unidades da rede estadual, passaram por avaliação clínica e exames e receberam alta hospitalar com orientações médicas. Uma quinta paciente permanece internada, com o quadro de saúde estável.
As buscas aos desaparecidos seguem com a atuação de 25 bombeiros mergulhadores e 6 embarcações, além de outros 20 agentes da Defesa Civil do Amazonas e duas lanchas.
O Corpo de Bombeiros informou que atua com duas frentes de trabalho: uma de busca de superfície na margem do Rio Solimões e outra de mergulho próximo da região do ocorrido.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental está com uma equipe no local e uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste sobrevoando a área para localização e resgate dos passageiros e apuração inicial do acidente.




