spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Nos 61 anos do golpe, Lula pede união contra ameaças autoritárias que ‘insistem em sobreviver’ – Política – CartaCapital



O presidente Lula (PT) afirmou, nesta segunda-feira 31, ser necessária a união em defesa da democracia contra “as ameaças autoritárias que, infelizmente, ainda insistem em sobreviver”.

A mensagem, divulgada nas redes sociais, é uma referência à tentativa de golpe de Estado em 2022 que levou Jair Bolsonaro (PL) e aliados civis e militares ao banco dos réus no Supremo Tribunal Federal.

A publicação ocorre no dia a marcar os 61 anos do golpe militar de 1964, que depôs o presidente João Goulart e fez o País mergulhar em uma ditadura da qual só sairia 21 anos depois.

“Hoje é dia de lembrarmos da importância da democracia, dos direitos humanos e da soberania do povo para escolher nas urnas seus líderes e traçar o seu futuro”, escreveu Lula. “E de seguirmos fortes e unidos em sua defesa contra as ameaças autoritárias que, infelizmente, ainda insistem em sobreviver.”

O petista enfatizou que fora da democracia não há caminhos para o Brasil se tornar um país menos desigual. Também não há justiça sem a garantia de instituições sólidas, harmônicas e independentes, prosseguiu.

“Nosso povo, com muita luta, superou os períodos sombrios de sua história. Há 40 anos, vivemos em um regime democrático e de liberdades, que se tornou ainda mais forte e vivo com a Constituição Federal de 1988”, acrescentou Lula. “Esta é uma trajetória que, tenho certeza, continuaremos seguindo. Sem nunca retroceder.”

A postagem de Lula não menciona, contudo, o termo “golpe”, nem trata de militares ou das Forças Armadas.

Em 2014, após dois anos e sete meses de trabalho, a Comissão Nacional da Verdade apontou, em seu relatório final, 434 mortes e desaparecimentos de vítimas da ditadura no País. Entre elas, 210 são desaparecidas.



Por: Carta Capital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

23andMe: entenda o que são testes genéticos e como funcionam

Em meio a desafios financeiros e um pedido de proteção contra falência, a 23andMe, pioneira dos testes genéticos diretos ao consumidor, continua a transformar...

Moraes barra pedido de extradição da Espanha após recusa sobre Eustáquio

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender nesta terça-feira (15) um pedido de extradição do governo...