Desde o início do mês, o Centro de Ensino Literatus tem buscado reforçar ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. Quando descoberta em fase inicial, a doença tem mais de 90% de chances de cura. Panfletagem em semáforos e sensibilização da sua comunidade acadêmica fazem parte da programação de atividades voltadas para o Novembro Azul.
A presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha, destaca que, assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul já faz parte do calendário da instituição. “Além de capacitar os nossos alunos da área da saúde, queremos alertar toda a população masculina sobre manter uma rotina de cuidados e prevenção de doenças“, disse.
A ideia, segundo a gestora do Literatus, é que todos possam se tornar disseminadores das orientações de saúde e incentivar que os homens pratiquem atividades físicas, tenham uma alimentação saudável e estejam com o check-up em dia.
Uma recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), abordando a percepção do homem sobre sua saúde, revelou que apenas 32% dos entrevistados com idade acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde, e que 46% deles só vão ao médico quando sentem algum sintoma.
A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens que integrarem o grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou obesos) devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.