Novas ferramentas vão ajudar usuários a criar itinerários personalizados, rastrear preços de hotéis e organizar planos de férias de forma mais eficiente

Tudo sobre Google
O Google está introduzindo uma série de novos recursos, muitos deles com tecnologia de IA, na Pesquisa, no Maps e no Gemini, com o objetivo de ajudar os usuários no planejamento de suas férias de verão.
Esses recursos foram desenvolvidos em resposta ao crescente uso de ferramentas como o ChatGPT da OpenAI, que auxilia os usuários no planejamento de viagens.
Mais informações de possíveis destinos
- Agora, as visões gerais de IA da Pesquisa do Google, que exibem um resumo das informações no topo dos resultados, poderão fornecer ideias de viagens para regiões ou países específicos.
- Ao pesquisar algo como “criar um itinerário para a Costa Rica com foco na natureza”, os usuários poderão explorar fotos, avaliações e visualizar os locais em um mapa interativo.
- Quando estiverem prontos, poderão exportar o itinerário para compartilhar pelo Docs ou Gmail ou ainda salvá-lo como uma lista personalizada no Google Maps.
- Essa novidade está disponível para consultas em inglês nos EUA, tanto em dispositivos móveis quanto desktops.
Além disso, o Google está tornando disponível para todos o recurso Gems do Gemini, que oferece a criação de especialistas em IA personalizados para qualquer tarefa. Agora, os usuários podem configurar um planejador de viagens, que ajudará a escolher um destino e sugerir itens essenciais para a viagem.
Pesquisas aprimoradas para conseguir voos e hospedagem
- O Google também expandiu seu serviço de alertas sobre quedas de preços, anteriormente disponível para voos, para incluir hotéis.
- Agora, os usuários poderão rastrear os preços de hotéis para destinos e datas escolhidos.
- Será possível aplicar filtros como classificação por estrelas ou proximidade com a praia, e, se os preços caírem, o Google enviará um e-mail notificando sobre a redução.
- O rastreamento de preços de hotéis será lançado globalmente nos próximos dias, tanto em versões móveis quanto desktop.
No Maps, o Google está introduzindo um recurso que transforma capturas de tela em planos de férias. Muitas vezes, ao planejar uma viagem, os usuários fazem capturas de tela de lugares interessantes, mas esquecem de consultá-las depois.
Leia mais:
Agora, ao dar acesso ao Maps para suas fotos, o aplicativo identificará automaticamente os locais mencionados nas capturas de tela, permitindo que os usuários revisem e salvem aqueles que desejam em uma lista. Esses locais salvos aparecerão no mapa, oferecendo uma visão geral dos planos.
Esse recurso será lançado em breve nos EUA, em inglês, para iOS, com previsão de chegada ao Android em breve.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Fonte: Olhar Digital