Dezembro chegou e com ele a tentação dos comes e bebes das confraternizações e ceia de Natal. Como resistir e manter a alimentação saudável? Sim, é possível. É claro que exige um pouquinho de disciplina e esforço. “O ideal é manter uma rotina durante o dia e nunca ir para um desses eventos com fome ou com intervalos muito longos de jejum”, orienta Lívia Ribeiro, nutricionista do Pátio Gourmet.
De acordo com a nutricionista, é preciso uma atenção especial para os dias de comemoração. É aconselhável, diz ela, iniciar o dia com um bom café da manhã e um almoço colorido, com muitas folhas. Durante os festejos, buscar, entre o que está sendo oferecido, os queijos, saladas e uma proteína. “Sempre respeitando a saciedade, para não exagerar nas quantidades”, destaca.
Como as bebidas alcoólicas fazem parte dessa agenda, é preciso manter o corpo hidratado. “É sempre necessário intercalar a bebida com o consumo de água. Isso vai evitar que a pessoa sofra muitos danos, em consequência do consumo”, adverte.
Dicas de alimentação – Para enfrentar aquele dia de festa, sem perder o prazer de encontrar os amigos contando as calorias e controlando o menu, a nutricionista dá algumas dicas de como preparar o corpo para manter o ritmo saudável.
“No café da manhã coloque opções de proteínas, como uma bebida com frutas congeladas com um scoop de whey e 200ml de leite vegetal ou de sua preferência, pão francês recheado com frango desfiado, temperado com cenoura ralada, cebola, alho”, indica a nutricionista do Pátio Gourmet.
Já para o almoço, um mix de folhas (alface crespa e roxa, rúcula, agrião), tomate e um peixe grelhado, são as sugestões da nutricionista. E, para o grande momento, observar as opções oferecidas e apostar nas proteínas.
“Em boa parte das ceias de Natal há uma variedade de carnes magras, como peru, bacalhau, lombo e frango. Com tantas opções de proteínas, é interessante consumir mais este tipo de alimento e moderar nas opções de carboidratos, como o arroz, farofa e batatas, por exemplo”, observa.
Para quem vai receber – Lívia Ribeiro também dá dicas importantes ao anfitrião, para que ele ofereça opções saudáveis aos seus convidados. “Algumas substituições podem ser feitas para tornar o cardápio mais nutritivo, como por exemplo, trocar o bacon por oleaginosas na farofa”.
“Nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e pistaches podem ser usados para garantir a crocância da farofa. São nutritivos e cuidam da saúde do coração, combatem os radicais livres e protegem os ossos e articulações”, lembra.
Outra dica é substituir o creme de maionese das receitas por iogurte integral ou desnatado. “O iogurte é fonte de cálcio, cuida dos nossos ossos, regula a flora intestinal e combate infecções”, enumera.
As mudanças de ingredientes também são indicadas para os molhos que acompanham as saladas, geralmente muito calóricos. Mostarda, iogurte integral ou desnatado e mel são produtos mais saudáveis que podem substituir a maionese e outros ingredientes.
É relevante também a substituição de refrigerantes por sucos naturais. “São tantas as opções de sucos naturais que é difícil escolher o melhor. Minha dica é uma bebida feita com frutas vermelhas, fonte de antioxidante, que reduz o colesterol ruim e ainda previne o envelhecimento precoce”, indica.
A versão cítrica (limão ou abacaxi) também é indicada, por ser refrescante e contribuir para manter a pele mais bonita e hidratada, além de melhorar o funcionamento da flora intestinal, aponta a nutricionista do Pátio Gourmet.
Sobremesas – A parte favorita de quase todo o mundo e, certamente, onde há excessos, é a sobremesa. “Mas é possível oferecer doces mais saudáveis, com a trocas de ingredientes. Por exemplo, ao invés de fritar a tradicional rabanada, opte por assá-la. O creme de leite do mousse de chocolate pode ser substituído por abacate, enquanto os pedaços de chocolate podem dar vez ao cacau com mel”.