Você conhece o significado das cores das frutas? Mesmo que não saiba, provavelmente já ouviu falar que, quanto mais diversificadas estiverem no prato, mais saudável será para o consumo. A nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro, ressalta que a diversificação garante a absorção de mais nutrientes pelo corpo.
Durante todo o mês de julho, Livia Ribeiro estará dando dicas sobre o assunto, nas redes sociais do Pátio Gourmet, como parte da campanha Temporada das Frutas, que semanalmente destaca a cor dos alimentos e seus benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista, o pigmento de cada fruta oferece micronutrientes, vitaminas e minerais com diferentes vantagens para o corpo humano.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 400 gramas de frutas e legumes por dia. O ideal, diz Lívia, é que essa quantidade seja dividida em porções de diferentes itens. “É muito comum a pessoa gostar de uma fruta e acabar só comendo dela, sem experimentar outras opções. Dessa forma, acaba não ingerindo todos os nutrientes necessários para manutenção da saúde”, destacou.
Lívia Ribeiro explica que as frutas vermelhas, como morangos, framboesas, mirtilos e amoras, são ricas em antioxidantes, como antocianinas, flavonoides e vitamina C. Ela acrescenta que os antioxidantes presentes nessas frutas ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a saúde das células que revestem os vasos sanguíneos. Além disso, elas são ricas em fibras, que auxiliam na redução do colesterol LDL, conhecido como “mau” colesterol.
As frutas vermelhas são também uma ótima fonte de vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Dentre elas, a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, promove a saúde da pele e auxilia na absorção de ferro. Fornece, ainda, vitaminas do complexo B, e também a K, potássio e manganês.
As frutas amarelas, como a manga, abacaxi, mamão, maracujá, entre outros, também oferecem vários benefícios. O damasco e o melão, por exemplo, são ricos em carotenóides, incluindo a luteína e a zeaxantina. Esses compostos podem ajudar a reduzir o risco de degeneração ocular relacionada à idade e à catarata.
A banana e o maracujá são boas fontes de fibras. Esse composto auxilia na saúde digestiva, promovendo a regularidade intestinal e prevenindo problemas como a constipação. Além disso, as fibras ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e a manter a sensação de saciedade.
Já as frutas verdes como maçã verde, pêra e kiwi são ótimas fontes vitamina K, vitamina C, ácido fólico e potássio. Esses nutrientes desempenham papéis importantes na saúde óssea, imunidade, coagulação sanguínea, metabolismo e função muscular.
De acordo com Lívia Ribeiro, a melancia e o pepino possuem alto teor de água, o que as torna hidratantes e refrescantes. As frutas verdes contêm enzimas naturais, como a bromelina encontrada no abacaxi, que auxilia na quebra dos alimentos e facilita a digestão. “As fibras presentes nas frutas verdes promovem um trânsito intestinal saudável e a absorção adequada de nutrientes”, afirmou.