GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Nutricionista orienta atletas que participam de corrida de rua, para os cuidados com alimentação e hidratação

As corridas de rua ganharam o coração dos brasileiros. Tendência mundial, as modalidades urbanas têm crescido nos últimos 10 anos, na mesma velocidade em que aumenta o número de atletas amadores e de pessoas interessadas em melhorar o desempenho físico, a sensação de bem-estar e a saúde, nos grandes centros. Hoje, estima-se que existam mais de 8 milhões de runners no país, uma paixão também muito presente na capital amazonense.

“Antes de enfrentar uma competição desse tipo, são necessários alguns cuidados com a alimentação e com a hidratação, principalmente em uma cidade como Manaus, onde o calor é um fator diferencial”, alerta a nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro. Ela acompanha com grande expectativa o interesse dos manauaras para a oitava edição da Pátio Run, corrida de rua tradicional no calendário de eventos esportivos da cidade, que será realizada domingo, 1º de outubro. “Os cuidados devem ser adotados antes, durante e depois da corrida”, adverte.

De acordo com a nutricionista, entre 1 e 2 horas antes da competição, o atleta deve consumir uma refeição rica em carboidratos complexos, como aveia, cereais integrais, pão ou arroz integral. A refeição também deve incluir uma pequena quantidade de proteína magra, como ovos, iogurte grego ou frango. “O primeiro grupo vai fornecer energia duradoura, enquanto o segundo vai ajudar na recuperação muscular”, explica. Alimentos pesados, como frituras, ou ricos em gordura devem ser evitados, porque podem causar desconforto gástrico durante a corrida. Antes da corrida também é necessário manter o corpo bem hidratado.

É fundamental manter o corpo hidratado, com água ou uma bebida esportiva, também durante a corrida, para evitar a desidratação. “O quanto você precisa beber depende das condições climáticas e da sua taxa de suor”, explica a nutricionista.

Durante as corridas mais longas, como as de 10 quilômetros, se houver necessidade, o atleta pode ingerir géis energéticos ou pequenos lanches de fácil digestão, como bananas ou barras de granola.

Entre 1 e 2 horas após a corrida, o atleta deve repor as energias, sem exageros. “Uma refeição equilibrada, que inclua proteínas magras e carboidratos, para a recuperação muscular e das reservas de energia, é o indicado”, orienta Lívia. Shake de proteína com frutas ou frango grelhado com batata-doce, são exemplos do que deve ser consumido. “E continue bebendo água para a reidratação”, diz.

Na parte física, é necessário um período de recuperação, com alongamentos suaves e atividades que ajudem a reduzir a rigidez muscular.

INSCRIÇÕES E ENTREGA DE KITS – Os preparativos para a Patio Run 8, que será realizada domingo, 1º de outubro, estão a todo vapor. O evento deve receber em torno de 3 mil atletas.

As inscrições ainda podem ser realizadas pelos interessados e os organizadores informam que a entrega dos kits dos atletas será feita na sexta-feira (29.09) e no sábado (30.09), das 10h às 18h, na loja do Pátio Gourmet da avenida Djalma Batista (Avenida Djalma Batista, 1375, Chapada). A corrida terá dois percursos: de 5km e de 10km.

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Vale título: Delegação da FAF acompanha Amazonas FC na decisão da Série C, em Santa Catarina

Onça-pintada enfrenta o Brusque, no jogo de volta da final da terceira divisão nacional, neste domingo (22) A Federação Amazonense de Futebol (FAF) estará ao...

In Cena lança plataforma de cursos online para Teatro Musical

A partir de agora os amazonenses não precisam mais ir ao Rio de Janeiro para aprender com os profissionais da In Cena Casa de...

“Formigueiro humano” na Rússia abriga quase 20 mil pessoas que praticamente não saem de casa

A Rússia é conhecida como um dos países mais populosos do mundo. Segundo estimativas das Nações Unidas, sua população chega a aproximadamente 147 milhões...
spot_imgspot_img