spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Nvidia lança assistente de IA “superpoderoso” para melhorar PC


Modelo foi projetado para rodar localmente em desktop GeForce RTX, e não tem a intenção de ser uma IA de conversação ampla

Captura-de-tela-2025-03-25-152924-1920x1080.png
IA aprimora configurações de jogos (Imagem: Nvidia/Reprodução)

Compartilhe esta matéria

A Nvidia acaba de lançar uma versão experimental de um novo assistente de IA para melhorar o desempenho de PCs. Na prática, o G-Assist ajuda usuários a estabelecer combinações aprimoradas de hardware e software, abrangendo GPU, CPU, placa-mãe, monitores, periféricos, entre outros.

A ferramenta está disponível para desktop GeForce RTX por meio do aplicativo Nvidia, com suporte para laptop GeForce RTX em uma atualização futura. O acesso é gratuito e a extensão roda offline.

O recurso poderá controlar uma ampla gama de configurações do PC, desde a otimização de configurações de jogo e sistema, gráficos de taxas de quadros, além de iluminação — tudo por meio de comandos básicos de voz ou texto.

Assistente de IA analisa desempenho do PC (Imagem: Nvidia/Reprodução)

Leia Mais:

Os benefícios da tecnologia

O Projeto G-Assist usa um pequeno modelo de linguagem (SML, na sigla em inglês) projetado para interpretar com eficiência instruções em linguagem natural. A ferramenta fornece diagnósticos e recomendações em tempo real para aliviar gargalos do sistema.

Ele pode mapear e exportar várias métricas de desempenho, como FPS, latência, utilização de GPU, temperaturas, além de melhorar a eficiência de energia e otimizar as configurações do jogo.

Usuário pode comandar alterações simples, como iluminação de dispositivos compatíveis com CPU (Imagem: Nvidia/Reprodução)

Também é possível acionar o G-Assist para determinados softwares, permitindo que os usuários comparem ou ajustem configurações de dispositivos Logitech G, Corsair, MSI e Nanoleaf compatíveis com a GPU GeForce RTX.

A Nvida esclareceu que o assistente foi criado a partir de um SLM de terceiros para rodar localmente, e não tem a intenção de ser uma IA de conversação ampla. Novos recursos serão adicionados futuramente, segundo a empresa.


Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero




Fonte: Olhar Digital

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

FST discute impacto da Inteligência Artificial nos negócios, nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (14) a Faculdade Santa Teresa (FST) realiza o “Talk Inovação”, evento que discutirá o impacto da Inteligência Artificial nos negócios e as...

Veja todas as fases do julgamento do STF que levou o ex-presidente Bolsonaro à prisão

Até chegar ao momento da prisão, neste sábado (22), o Supremo Tribunal...