GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
sábado, abril 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Nvidia vai fabricar supercomputadores de IA inteiramente nos EUA


Produção dos chips Blackwell começa no Arizona, com novas fábricas no Texas e investimento bilionário em infraestrutura nacional

nvidia-eua-1920x1080
(Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Pela primeira vez, a Nvidia irá projetar e produzir seus supercomputadores de inteligência artificial totalmente em solo norte-americano.

A empresa confirmou que iniciou a fabricação dos chips Blackwell em parceria com a TSMC, no Arizona, e está construindo fábricas próprias no Texas, além de colaborar com a Foxconn e a Wistron em Houston e Dallas.

Infraestrutura gigantesca

  • A iniciativa inclui mais de 90 mil m² de infraestrutura dedicada à produção e testes dos chips e supercomputadores, com expectativa de expansão em massa nos próximos 12 a 15 meses.
  • A cadeia de suprimentos envolverá também empresas como Amkor e SPIL, responsáveis por embalagem e testes no Arizona.
  • A meta da Nvidia é investir até meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos EUA ao longo dos próximos quatro anos.
  • Segundo a empresa, isso deve gerar centenas de milhares de empregos e consolidar os EUA como base estratégica para a indústria global de IA.
nvidia
Gigante dos chips inicia produção de supercomputadores no Arizona e Texas – Imagem: Chung-Hao Lee / Shutterstock

Leia mais:

Produção automatizada

Jensen Huang, CEO da Nvidia, destacou que “os motores da infraestrutura mundial de IA estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”. A empresa utilizará tecnologias próprias, como o Nvidia Omniverse e Isaac GR00T, para criar gêmeos digitais das fábricas e automatizar a produção com robôs.

O anúncio faz parte de uma estratégia da Nvidia para atender à crescente demanda global por sistemas avançados que usam IA.

“Sem dúvida essa é uma transformação muito grande em todo o ecossistema de produção da Nvidia, ela visa melhor atender à necessidade crescente por tecnologia de ponta voltada para IA em todo o mundo”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina. “Estamos ansiosos por mais esse passo da Nvidia rumo ao futuro da IA.”

Fachada da Nvidia em Santa Clara, Califórnia (EUA)
Iniciativa visa criar centenas de milhares de empregos e consolidar os EUA como polo global de infraestrutura para IA – Imagem: Tada Images/Shutterstock


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Até onde China e EUA conseguem bancar escalada da guerra comercial?

A quarta-feira (9) começou com uma tarifa de 104% dos Estados Unidos sobre produtos da China entrando em vigor.A taxa era...

País vizinho do Brasil deve ter maior crescimento do mundo em 2024, diz FMI

A Guiana, país que faz fronteira com o norte do Brasil, devera ser a nação com maior crescimento global em 2024, aponta o FMI (Fundo...

Prefeito Cecéu é o primeiro a receber Medalha Ruy Araújo como representante de Santo Antônio do Içá

Homenagem foi proposta pelo deputado Wilker Barreto em cerimônia na Assembleia Legislativa A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu nesta segunda-feira (12/08), a Medalha Ruy...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo