GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
sábado, abril 12, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

O mundo não comporta mais guerras, diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta terça-feira (18) que o mundo não comporta mais guerras e espera que Israel pare de atacar os palestinos e que Rússia e Ucrânia entrem em paz.

“Depois do discurso do [vice-presidente Geraldo] Alckmin, espero que o cara que comanda o exército de Israel tenha ouvido a palavra dele para parar de atacar os palestinos, e espero que o Putin e o Zelensky tenham ouvido para poder entrar em paz. O mundo não comporta mais guerras”, declarou o presidente em evento em Sorocaba (SP).

Lula discursou logo depois do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que encerrou sua fala citando a encíclica Populorum Progressio do papa Paulo 6º, texto que fala sobre cooperação entre os povos.

“O papa Paulo 6º, na encíclica Populorum Progressio, dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz, porque é a paz verdadeira, onde as pessoas têm emprego, têm salário, têm vida digna, podem criar a sua família. Parabéns presidente Lula, presidente da paz e do desenvolvimento”, afirmou Alckmin.

A declaração do petista acontece no mesmo dia em que Israel realizou ataques aéreos em Gaza, interrompendo o cessar-fogo do território, que estava vigente desde janeiro.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu usar “força militar crescente” contra o Hamas.

Os bombardeios atingiram vários locais da região e pelo menos 404 pessoas foram mortas e mais de 440 ficaram feridas, conforme o Ministério da Saúde palestino em Gaza.

Governo brasileiro “deplora” ataques

O Ministério das Relações Exteriores, em nota divulgada nesta terça-feira, comunicou que o governo brasileiro “deplora” os novos ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, “os quais provocaram a morte de centenas de palestinos, incluindo grande número de crianças, em flagrante violação do Direito Internacional Humanitário”.

De acordo com o comunicado, o Itamaraty pede que Israel suspenda as restrições à entrada de ajuda humanitária a Gaza e restabeleça o fornecimento de eletricidade no território.

A pasta também incentiva que o cessar-fogo entre Israel e Hamas seja cumprido e que as negociações para o fim das hostilidades, para a retirada das forças israelenses de Gaza e para a libertação de todos os reféns sejam retomadas com urgência.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O mundo não comporta mais guerras, diz Lula no site CNN Brasil.



Fonte:CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Diretora revela pedido de Milton Nascimento para documentário

Os bastidores da última turnê do cantor mineiro Milton Nascimento foram captados para o documentário “Milton Bituca Nascimento“. O filme chega aos cinemas...

Discussão da reforma tributária terá sete audiências em comissão do Senado, prevê relator

Senador Eduardo Braga admite que haverá mudanças no texto vindo da Câmara; objetivo é votar relatório em 4 de outubro O relator da reforma tributária...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo