GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 21, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

O que é o sol da meia-noite e em que lugares do planeta ele acontece?

[ad_1]

Já pensou estar em um local no qual o Sol brilha incessantemente durante 24 horas? Há regiões na Terra onde esse fenômeno, que tem o nome de sol da meia-noite, acontece, conforme explica o artigo da Encyclopedia Britannica, um portal de conhecimento e educação do Reino Unido. 

A seguir, o Olhar Digital traz todas as curiosidades sobre o tema para você saber o que é, o motivo de ter esse nome, por que acontece e muito mais. Continue a leitura e confira!

O que é o sol da meia-noite?

O sol da meia-noite é um fenômeno no qual o Sol brilha durante 24 horas, sem parar. O evento acontece tanto no Hemisfério Sul quanto no Norte. Segundo o portal do Reino Unido, ele se dá em lugares bem determinados: Ártico e Antártida.

De acordo com o artigo, o fenômeno ocorre por conta da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita. Na teoria, o evento possui uma duração de seis meses e pode ser visualizado nas latitudes mais baixas, o que gera longas horas de luz do dia no verão e nada no inverno. Quando o sol da meia-noite acontece em um dos locais, o outro fica escuro durante todo o tempo, pois o sol não sobe acima do horizonte, causando o fenômeno denominado “noite polar”.

Leia mais:

Como não há pessoas morando de forma fixa abaixo do Círculo Polar Antártico, o sol da meia-noite afeta mais a população do norte. Os moradores das regiões onde ocorre o fenômeno se habituaram aos dias intermináveis. Além disso, o evento atrai diversos turistas à procura de dias intermináveis. Por isso, são realizados vários festivais com bebidas, danças e músicas para celebrar o período.

Embora haja uma beleza e apreciação pelo acontecimento, ele traz algumas desvantagens, como a dificuldade para dormir, pois o escuro é essencial para o corpo entrar em um sono profundo, causando dificuldade de concentração, cansaço e alterações de humor. Por isso, moradores e responsáveis por hotéis costumam ter cortinas do tipo blecaute para simular a noite nesses locais.

Já em relação à vida selvagem, o portal Oceanwide Expeditions explica que esse é um período ativo para a vida selvagem. Nos lugares em que as latitudes estão mais baixas, onde existem plantas, há um elevado crescimento. Por outro lado, os animais enfrentam grandes desafios para engordarem, e os períodos de reprodução se intensificam durante a longa exposição à luz solar. 

luz do sol
Imagem: Bonsales/Shutterstock

Em que lugares ocorre o sol da meia-noite?

Como não existem pessoas morando no sul do Círculo Polar Antártico, os lugares onde as pessoas veem o sol da meia-noite são os que estão atravessados pelos círculos polares. Conforme a publicação da Encyclopedia Britannica, são os territórios de Yukon, Nunavut e Groenlândia

Há também países como a Finlândia, em que um quarto de seu território fica localizado ao norte do Círculo Polar Ártico, onde o ponto mais ao norte do país permanece com o Sol visível durante 72 dias no verão. 

Já na Noruega, a parte habitada ao norte da Europa experimenta luz solar contínua de 19 de abril a 23 de agosto. As regiões extremas são os polos nos quais o Sol pode estar sempre visível por metade do ano. 

Tem também a Suécia, Islândia, partes do noroeste do Canadá e o estado do Alasca, nos Estados Unidos, onde acontece o sol da meia-noite. 

A maior cidade do mundo ao norte do Círculo Polar Ártico, Murmansk, na Rússia, é outra que faz parte da lista de locais onde o fenômeno ocorre. Nela, o sol da meia-noite acontece de 22 de maio a 22 de julho, com duração de 62 dias, conforme informações do site governamental. 

Vale destacar que o evento não ocorre em todos os lugares, pois depende diretamente da inclinação da Terra em relação ao Sol.


[ad_2]

Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Afya Educação Médica oferece atendimento psiquiátrico gratuito em Manaus

A Afya Educação Médica iniciou este mês, em que acontece a campanha Setembro Amarelo, a oferta de atendimento gratuito na especialidade de Psiquiatria. As...

Prefeitura entrega equipamentos a projetos do ‘Esporte na Comunidade’ e inicia atividades de 2023

A temporada de atividades começou para valer no programa “Esporte na Comunidade”, da Prefeitura de Manaus, que por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), na tarde desta sexta-feira, 3/2, entregou novos equipamentos esportivos a oito projetos sociais das zonas Leste e Norte da cidade.

MPF pede esclarecimentos à vereadora sobre emenda de noivo deputado

O Ministério Público Federal (MPF) pediu esclarecimentos à vereadora e presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul (RS), Nicole...
spot_imgspot_img