Cientistas descobriram um objeto misterioso no centro da Via Láctea que não se encaixa em nenhuma categoria conhecida. O corpo, chamado G0.02467–0.0727, emite radiação de micro-ondas e contém poeira e gás em movimento rápido a cerca de 180 mil km/h.
O estudo foi publicado na revista científica de pré-impressão arXiv. Localizado em uma região conhecida como zona molecular central, o objeto intriga os astrônomos por suas características únicas.
Apesar de considerarem diversas possibilidades, como buracos negros, nuvens em colapso e estrelas em evolução, nenhuma explicação se encaixa perfeitamente.
O objeto foi detectado pelo observatório Alma, no Chile, e apresenta temperatura muito mais fria do que o normal para a região.
Segundo os pesquisadores, as moléculas de gás, em vez de girarem em um anel, sugerem um fluxo potencial de material de uma estrela em explosão. No entanto, a ausência de produtos químicos específicos das explosões descarta essa hipótese.
A pesquisa sugere que buracos negros de massa intermediária e pares de estrelas em fusão obscurecidas por poeira são as explicações mais plausíveis.
O Objeto de Linha Ultra-Broad Milimétrica (Mublo, na sigla em inglês) é, atualmente, um objeto observacional único, concluiu o estudo.
A descoberta abre caminho para novas pesquisas e questiona o conhecimento atual sobre objetos celestes no centro da nossa galáxia.