GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
30.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Papa Francisco e seu amor pela justiça, que passa pelo amor aos pobres


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Frei David Santos OFM* 

Dos seis Papas que acompanhei suas vidas e suas passagens espirituais para a outra dimensão em Deus, o Papa Francisco (2013 – 2025) foi o que mais me marcou. Adotava posicionamentos firmes que refletem seu jeito de colocar em prática os ensinamentos de Jesus Cristo.

Três valores foram marcantes em sua trajetória: simplicidade, misericórdia e preocupação com a reta aplicação da justiça. Alguns dos seus principais pontos incluem:

1. Foco na solidariedade: Ele enfatiza a importância de perdoar, acolher e mostrar misericórdia a todos, especialmente aos mais vulneráveis e marginalizados. Recentemente ele criticou fortemente o Governo Tramp pela perseguição aos imigrantes.

2. Cuidado com os pobres e marginalizados: Francisco destaca a necessidade de uma Igreja e uma sociedade próxima dos pobres, ajudando a combater a desigualdade e a injustiça social. Nesta linha a EDUCAFRO Brasil fez uma carta ao Papa e entregue em suas mãos por dois jovens afro-brasileiros, quando do Encontro Mundial sobre “ECONOMIA DE FRANCISCO” – uma proposta ousada para criar no mundo um sistema econômico, alternativo ao comunismo e ao capitalismo.

3. Preocupação com o meio ambiente: Ele lançou a encíclica “Laudato Si’”, na qual fala sobre a importância de cuidar da criação e combater a crise ambiental.

4. Reforma na Igreja: Busca uma Igreja mais humilde, transparente e aberta ao diálogo, promovendo uma maior inclusão e acolhimento. Um dos mais fortes exemplos foi ele aparecer em público, há dias atrás, despojado de todas as vestes papais, com uma calça comprida, simples.

5. Diálogo inter-religioso: Incentiva o diálogo e a convivência pacífica entre diferentes religiões e culturas.

6. Simplificação e humildade: Prefere uma postura mais simples e acessível, afastando-se de excessos e ostentação. Chamou a atenção do mundo inteiro! Nunca, na era moderna, um papa se apresentou em público com roupas civis.

7. Acolhimento aos imigrantes: Logo no início de seu pontificado, em julho de 2013, o Papa Francisco realizou uma visita à ilha de Lampedusa, um símbolo da crise migratória no Mediterrâneo. Essa visita foi um gesto marcante de solidariedade com os imigrantes e um chamado à atenção mundial para a situação. Durante a visita, ele denunciou a “globalização da indiferença” diante do sofrimento dos migrantes, criticando a falta de compaixão e a insensibilidade em relação às suas dificuldades. O mundo europeu escravizou ou colonizou os países africanos e Latino americanos. O Papa Francisco insiste que os imigrantes são pessoas com dignidade e direitos. Quais direitos? Os países Europeus devem reparar os países colonizados, por todo o tempo de exploração. O Papa sempre frisou que eles não são números, e sim pessoas com histórias, direitos e sofrimentos.

Todas estas atitudes do Papa estão 100% em sintonia com a pregação do nosso guia máximo Jesus Cristo. Não entendemos porque a direita Católica e dos países governados pela direita, perseguiram o Papa Francisco, justamente por estas posturas em sintonia com os evangelhos.

Ousamos dizer, frente à insistente postura da direita, que é impossível ser Cristão e ao mesmo tempo ser membro desta direita perversa. Quem faz parte desta direita perversa, precisa abdicar-se do nome de cristão.

 

* Teólogo e Filósofo



Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Prestador de serviço estupra e mata mulher na zona Sul de São Paulo

A Polícia Militar prendeu, na manhã desta quarta-feira (9), um homem suspeito de matar uma mulher no bairro Campo Grande, na...

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre período de rematrícula para alunos de todas as unidades do Estado

Para seguir cursando as aulas do Liceu, alunos do ano passado devem renovar as matrículas presencialmente nas unidades da instituição

Rashford marca dois e coloca Aston Villa na semifinal da Copa da Inglaterra

O atacante Marcus Rashford marcou duas vezes e ajudou o Aston Villa a derrotar o Preston North End por 3 a...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo