GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
36.3 C
Manaus
sexta-feira, setembro 20, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Para ampliar eficácia nas ações, TCE-AM implementa novo sistema de controle interno

MANAUS – Buscando ampliar a eficiência e economicidade nos atos administrativos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) implementou um novo sistema de controle interno. As regras e diretrizes do sistema foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Corte de Contas.

O objetivo do novo sistema de controle é garantir a eficácia e efetividade operacional, com base em normas, políticas e procedimentos que visem a proteção de bens e recursos públicos, evitando o desperdício, perda e mau uso.

O sistema será executado de acordo com outras sete resoluções, que tratam de questões como código de ética de membros, servidores, canal de denúncia, relacionamento com agentes públicos e privados, due diligence e background check de integridade, e conflito de interesse.

Desde o início de minha gestão tenho trabalhado a ideia do compliance e de uma boa governança pública dentro da Corte de Contas. É um tema fundamental, que já vem sendo discutido há um bom tempo no meio privado e que precisa ser efetivado na administração pública. O TCE-AM tem sido um exemplo nesse sentido para outros órgãos do Amazonas e a implementação deste sistema de controle interno é mais um exemplo da nossa dedicação ao tema”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro.

Para garantir a execução das diretrizes, a governança do sistema de controle interno será estruturada pela presidência, Diretoria de Controle Interno (Dicoi), e outras unidades da estrutura organizacional da Corte de Contas, como gabinetes de conselheiros e auditores, Ministério Público de Contas, Secretarias, diretorias e chefias da Corte de Contas.

A criação do sistema de controle interno é de suma importância para esta Corte de Contas, pois está pautada nas diretrizes contidas na Resolução da ATRICON nº 04/2014. A criação do sistema dá condições para que a gestão governamental tenha aderência aos princípios da administração pública, contribuindo para que os objetivos sejam alcançados e suas ações sejam conduzidas de forma econômica, eficiente, eficaz e efetiva“, destacou a diretora de Controle Interno do TCE-AM, Michele Apolônia.

O sistema estipula, também, as instâncias e competências de cada membro e servidor da Corte de Contas, para que seja garantida, em um trabalho colaborativo, a devida execução dos objetivos e metas institucionais baseados nas regras de responsabilidade do controle interno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Nutricionista Lívia Ribeiro explica o significado das cores das frutas e os benefícios para a saúde

Você conhece o significado das cores das frutas? Mesmo que não saiba, provavelmente já ouviu falar que, quanto mais diversificadas estiverem no prato, mais...

Japão criará uma nova “Arca de Noé” para até 40.000 pessoas em caso de um possível apocalipse

O projeto é uma das medidas para lutar contra o aquecimento global e o nível do mar O Japão está desenvolvendo o projeto de uma...

Teremos mais um oceano? Placas tectônicas podem mudar o planeta; veja onde

A Terra está prestes a passar por uma transformação geográfica: o surgimento de um novo oceano. Esse processo natural é impulsionado pelas movimentações das...
spot_imgspot_img