spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

parlamentares de esquerda comemoram prisão de Jair Bolsonaro


A decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) provocou imediata reação entre parlamentares e lideranças da esquerda, que celebraram publicamente o episódio e afirmaram que a medida representa o avanço do processo judicial sobre a trama golpista.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT) foi um dos primeiros a comentar a decisão, classificando a manhã como um marco: “GRANDE DIA!” escreveu. Lindbergh afirmou ainda que a decisão demonstraria que “a lei alcança todos, inclusive o ex-presidente”, e que o trânsito em julgado se aproxima.

A mesma expressão foi usada pela deputada federal e líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone (RJ), que acrescentou que “hoje o alarme tocou diferente”. “Era a notícia de Bolsonaro preso iluminando a manhã”, afirmou. A notícia também chegou a ser compartilhada pelo perfil oficial do PT.

prisão jair bolsonaro

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) reforçou a avaliação de que Bolsonaro utilizava seus apoiadores para tensionar as instituições: “Mesmo em prisão domiciliar, Bolsonaro buscava subverter o ambiente democrático! Vai aguardar o trânsito em julgado na cadeia! Justiça!”, disse.

‘Grande dia’, dizem parlamentares sobre prisão de Bolsonaro

O presidente da Embratur e ex-deputado Marcelo Freixo (PSB) atribuiu a prisão a dois fatores principais: “a convocação de uma vigília de cunho golpista feita por Flávio Bolsonaro e a fuga de Ramagem para os Estados Unidos para não ser preso.” Freixo concluiu dizendo que a medida representa a continuidade da defesa da democracia por parte das instituições.

Argumento semelhante ao da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que disse que a prisão “reafirma que ninguém está acima da lei” e que “a democracia exige responsabilidade, respeito às instituições e consequência para quem atentou contra elas”.

A deputada federal Erika Hilton (PT-SP) também comemorou a medida e destacou a possibilidade de fuga como elemento central da decisão:

“O ex-presidente Jair Bolsonaro acaba de ser PRESO preventivamente após ele tentar romper sua tornozeleira eletrônica e haver a possibilidade de que ele tentasse fugir do país […] durante uma vigília de apoiadores na frente de sua casa.”

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) disse que “ainda existem duras batalhas pela frente”, incluindo a responsabilização “dos financiadores golpistas e oficiais cúmplices da tentativa de fechamento de regime”.





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Associação é criada para dar suporte a vítimas de contaminação por agrotóxicos no Brasil

Por Leonardo Fernandes – Brasil de Fato Durante o Encontro Nacional do Movimento dos...

Palmeiras: Richard Ríos compara Flaco López com Ronaldo Fenômeno

A vitória do Palmeiras não foi apenas gigante pela dificuldade da altitude, mas, também, por manter os 100% de aproveitamento na...

Dono do Banco Master é investigado por envolvimento em esquema financeiro do PCC

A Operação Compliance Zero, em que a Polícia Federal (PF) prendeu Daniel...