spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Partido Novo vai à Justiça para derrubar lei que permite jornada de 30h para servidores em Juiz de Fora – CartaExpressa – CartaCapital



O partido Novo acionou, nesta sexta-feira 4, a Justiça de Minas Gerais para tentar derrubar uma lei do município de Juiz de Fora que permite a redução da jornada de servidores efetivos para 30 horas semanais. A regra prevê que a nova carga horária não afetará os salários.

O projeto foi sancionado na última segunda-feira 31 pela prefeita Margarida Salomão (PT-MG). Em linhas gerais, a nova lei permite que servidores efetivos atuem com uma carga horária de, no máximo, 30 horas semanais. A regra só vale para efetivos e não pode ser aplicada a quem ocupa cargos de diretoria, chefia, assessoramento ou que exercem funções gratificadas. A nova escala passa a vigorar nesta segunda-feira 7, mas será aplicada de forma gradual.

A lei, argumentou a prefeita, está em linha com movimentos e pesquisas globais que indicam que a redução de jornada contribui para a ampliação da satisfação dos trabalhadores e consequente aumento da produtividade. Modelo parecido de jornada foi proposto nacionalmente, para todos os trabalhadores, na chamada PEC do fim da jornada 6×1.

A lei sancionada em Juiz de Fora também prevê o reajuste anual nos salários para repor a inflação e um aumento no número de servidores que terão direito ao vale-alimentação.

Para o partido da direita, no entanto, a nova regra, no que diz respeito à jornada de trabalho, é inconstitucional. O Novo sustenta que a redução da carga horária não atende ao princípio do interesse público por supostamente beneficiar pessoalmente os servidores. “Não pode o interesse particular, especialmente dos servidores públicos, ser o mote do agir da Administração Pública”, alega o partido na ação.

O TJ de Minas ainda não analisou o pedido.

Em nota, a prefeitura de Juiz de Fora sustenta que a nova lei está dentro da legalidade e que ‘não causa estranheza que o partido Novo seja contrário a uma medida que visa dar mais direitos aos trabalhadores’. “A Prefeitura irá defender com serenidade essa conquista dos servidores públicos do Município”, destaca o comunicado.



Por: Carta Capital

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Lady Gaga no Rio: área para PCD é invadida antes de show

A área destinada a pessoas com deficiência (PCD) no show da cantora Lady Gaga, que acontecerá na noite deste sábado (3),...

Compras em promoção na região Amazonas Black Friday

Descubra as melhores Compras em promoção na região Amazonas durante a Black Friday online! Não perca essas ofertas incríveis que vão te surpreender!

Visando aprimorar atuação na política assistencial, Seas realiza capacitação de nivelamento para servidores

Evento acontece no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) até sexta-feira (10/02)