GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
30.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 23, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Partido Novo vai à Justiça para derrubar lei que permite jornada de 30h para servidores em Juiz de Fora – CartaExpressa – CartaCapital

[ad_1]

O partido Novo acionou, nesta sexta-feira 4, a Justiça de Minas Gerais para tentar derrubar uma lei do município de Juiz de Fora que permite a redução da jornada de servidores efetivos para 30 horas semanais. A regra prevê que a nova carga horária não afetará os salários.

O projeto foi sancionado na última segunda-feira 31 pela prefeita Margarida Salomão (PT-MG). Em linhas gerais, a nova lei permite que servidores efetivos atuem com uma carga horária de, no máximo, 30 horas semanais. A regra só vale para efetivos e não pode ser aplicada a quem ocupa cargos de diretoria, chefia, assessoramento ou que exercem funções gratificadas. A nova escala passa a vigorar nesta segunda-feira 7, mas será aplicada de forma gradual.

A lei, argumentou a prefeita, está em linha com movimentos e pesquisas globais que indicam que a redução de jornada contribui para a ampliação da satisfação dos trabalhadores e consequente aumento da produtividade. Modelo parecido de jornada foi proposto nacionalmente, para todos os trabalhadores, na chamada PEC do fim da jornada 6×1.

A lei sancionada em Juiz de Fora também prevê o reajuste anual nos salários para repor a inflação e um aumento no número de servidores que terão direito ao vale-alimentação.

Para o partido da direita, no entanto, a nova regra, no que diz respeito à jornada de trabalho, é inconstitucional. O Novo sustenta que a redução da carga horária não atende ao princípio do interesse público por supostamente beneficiar pessoalmente os servidores. “Não pode o interesse particular, especialmente dos servidores públicos, ser o mote do agir da Administração Pública”, alega o partido na ação.

O TJ de Minas ainda não analisou o pedido.

Em nota, a prefeitura de Juiz de Fora sustenta que a nova lei está dentro da legalidade e que ‘não causa estranheza que o partido Novo seja contrário a uma medida que visa dar mais direitos aos trabalhadores’. “A Prefeitura irá defender com serenidade essa conquista dos servidores públicos do Município”, destaca o comunicado.

[ad_2]

Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

TCE-AM publica nomeação de mais onze candidatos aprovados no concurso público

Mais onze candidatos aprovados no concurso público do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), realizado em 2021, foram nomeados para tomar posse como novos...

Nutricionista do Pátio Gourmet dá dicas para comer de forma saudável nas festas de fim de ano

Dezembro chegou e com ele a tentação dos comes e bebes das confraternizações e ceia de Natal. Como resistir e manter a alimentação saudável?...

Projeto beneficia mais de 400 ribeirinhos com redução de gastos a partir da fabricação de gelo próprio

Mais de 400 ribeirinhos, que vivem na Comunidade Santa Helena do Inglês, localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro (a 60...
spot_imgspot_img