spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Pela 3ª vez, Palmas supera Manaus e Belém em ranking de cidades sustentáveis



Palmas, capital do Tocantins (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

31 de março de 2025

Marcela Leiros – Da Cenarium*

MANAUS (AM) – Palmas (TO) desbancou, pelo terceiro ano consecutivo, outras capitais do Norte, como Manaus (AM) e Belém (PA), no “Ranking Cidades Sustentáveis” da Bright Cities, que avalia como os municípios impactam o meio ambiente e o bem-estar de seus habitantes. Os dados foram divulgados na sexta-feira, 28.

A Bright Cities é uma plataforma que ajuda gestores públicos a analisar a performance de várias áreas urbanas sob sua gestão. No ranking, são avaliados 336 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, com base nos indicadores da norma ISO 37120. A análise inclui indicadores de qualidade de vida, desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança.

Neste ano, Palmas ficou em primeiro lugar na Região Norte, sendo seguida por Araguaína, no mesmo Estado, além de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Belém (PA). Dentre as 336 cidades do Brasil avaliadas, as cinco primeiras de cada região do País (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) são premiadas, totalizando 25 cidades.

A plataforma indicou que a boa posição da capital se dá a uma “performance sólida” em segurança, infraestrutura e serviços. “Ocupando a primeira posição da Região Norte desde a primeira edição do ranking, a cidade de Palmas não pode deixar de ser mencionada. Mais uma vez a capital do Tocantins conquista o 1º lugar da região na edição deste ano, apresentando um aumento de 8% na nota geral em relação à edição anterior“, consta no relatório.

Ranking do Norte em 2025 (Reprodução/Bright Cities)

Nos dois anos anteriores, a capital tocantinense também desbancou as outras cidades do Norte avaliadas. Em 2024, o ranking ficou da seguinte forma: Palmas, Araguaína e Boa Vista nos três primeiros lugares, seguidas por Itacoatiara (AM) e Rio Branco (AC).

Ranking do Norte em 2024 (Reprodução/Bright Cities)

Em 2023, Palmas, Araguaína e Boa Vista também estavam no primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, mas, desta vez, foram seguidas por Vilhena (RO) E Parauapebas (PA).

Ranking do Norte em 2023 (Reprodução/Bright Cities)

O consultor de Políticas Públicas e Sustentabilidade Luiz Castro comentou à CENARIUM os pontos nos quais Palmas se destaca. Para ele, por ser uma cidade planejada, não é surpresa que a capital se destaque em infraestrutura.

Palmas é realmente uma cidade planejada e muito bem organizada, com ruas muito largas, com trânsito que flui muito bem. Você vai do centro de Palmas para aquele grande lago em cinco minutos, é impressionante a mobilidade em Palmas, como ela é tranquila. Serviços básicos também, aí eu coloco em bem-estar porque são serviços transversais, um afeta o outro“, observou, acrescentando o quesito organização.

É uma cidade que a caixa viária dela vai dar muitos anos para a frente. São ruas largas, avenidas largas. É uma cidade com sistema de limpeza organizado, de coleta de resíduos organizado, com todos os serviços públicos organizados. O único desfavor de Palmas não diz respeito às decisões humanas de Palmas, que é a questão do calor. É uma cidade mais quente que Manaus. Mas, em compensação, ela tem arborização“, acrescentou.

ISO

A sigla ISO é a abreviação do conceito em inglês para International Organization for Standardization, que significa, em tradução livre, Organização Internacional de Padronização, uma entidade formada por 162 organismos de normalização.

Segundo a Bright Cities, entre os 104 indicadores da norma, foram selecionados 43 indicadores para compor o ranking, e estes foram divididos em cinco pilares temáticos, de forma a unir os indicadores que remetem e impactam o tema em questão.

São os pilares que compõem o ranking:

  • Prosperidade: Avaliada tomando como base critérios como economia, inovação, infraestrutura e condições sociais.
  • Gestão: O pilar de gestão tem como objetivo agregar indicadores que avaliam fatores que impactam a qualidade da gestão municipal, analisando indicadores que vão desde as finanças públicas até a igualdade de gênero na política.
  • Bem-estar: Este pilar temático agrega indicadores que avaliam diversos fatores com impacto direto na vida das pessoas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente.
  • Segurança: Traz da normativa ISO indicadores considerados essenciais e de apoio, que avaliam o número de mortes relacionados a diversos fatores.
  • Infraestrutura e Serviços básicos: O primeiro considera serviços básicos como água potável, saneamento básico e eletricidade.
Revisado por Gustavo Gilona



Fonte: Agência Cenarium

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Eduardo Paes descumpre promessa e anuncia pré-candidatura ao Governo do RJ

Por Italo Nogueira e Yuri Eiras (FolhaPress) – O prefeito do Rio de...

Número de Nikolas Ferreira aparece em contatos de Daniel Vorcaro no Whatsapp

  Por Cleber Lourenço Documentos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS...

Plenário do STF decide hoje se mantém ordem de prisão “imediata” de Collor

O Supremo Tribunal Federal (STF) decide, nesta sexta-feira (25), se mantém o cumprimento imediato da prisão do ex-presidente Fernando Collor.O julgamento,...