spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

PF exibirá ‘Ainda Estou Aqui’ a servidores na data dos 61 anos do golpe


Por Mateus Vargas

(Folhapress) – A PF (Polícia Federal) fará uma exibição de “Ainda Estou Aqui“, premiado com o Oscar de melhor filme internacional em 2025, durante evento de celebração ao aniversário da corporação.

A sessão será aberta a servidores e colaboradores da PF, que completa 81 anos nesta sexta-feira (28). O filme, porém, será exibido na segunda (31), mesma data em que o golpe militar de 1964 faz 61 anos.

Em nota, a PF disse que a exibição exalta uma conquista histórica do cinema brasileiro, “dialoga com o papel institucional da PF na defesa do Estado democrático de Direito e conecta-se com o momento atual”.

“Além disso, busca promover um espaço de debate e conscientização voltado principalmente aos servidores da instituição, reforçando o compromisso da Polícia Federal com a memória, a transparência e o fortalecimento dos valores democráticos”, afirmou ainda a corporação.

O filme será apresentado aos servidores no Cine Brasília, uma sala tradicional da capital federal. “A exibição do filme é uma cortesia da VideoFilmes, Sony e Cine Brasília, sem custos para a instituição”, disse a PF.

O drama baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e dirigido por Walter Salles conquistou o primeiro Oscar da história do cinema nacional, no início do mês.

O filme conta a história de Eunice Paiva, mulher do deputado cassado Rubens Paiva, assassinado por agentes da ditadura em 1971.

PF

Eunice Paiva e Rubens Paiva. (Foto: Instituto Vladimir Herzog/Reprodução)

O presidente Lula (PT) tem feito referências ao filme em discursos. Em ato realizado para lembrar os dois anos dos ataques de 8 de janeiro, o petista disse: “Ainda estamos aqui, ao contrário do que planejavam os golpistas”.

Em fevereiro, o presidente viu o filme em uma sessão no cinema do Palácio do Planalto acompanhado de nomes do governo, além dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Depois da exibição, Lula disse nas redes sociais que foi um “momento de lembrar a importância da nossa democracia e a defesa constante da nossa Constituição”.

Fernanda Torres, que interpretou Eunice, e o diretor Walter Salles, ainda devem receber a Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura em cerimônia em maio.

Em 2024, o presidente vetou as cerimônias planejadas pelo governo para marcar a efeméride dos 60 anos do golpe militar para não se indispor com as Forças Armadas. O Ministério de Direitos Humanos avaliava pedidos públicos de desculpas a vítimas do regime, entre outras ações.



Fonte: ICL Notícias

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Ofertas do dia: até 31% off em smartphones Samsung Galaxy!

Confira uma seleção de celulares Samsung Galaxy em oferta na Amazon e aproveite os descontos para economizar na sua compra! Compartilhe esta matéria Garanta já...

Comissão que analisa contas do governador promove reunião de alinhamento de ações

MANAUS - Sob a coordenação do conselheiro Mario de Mello, a Comissão de Análise das Contas do Governador (Comgov) no Tribunal de Contas do Amazonas...

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Um levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que as bets, como ficaram conhecidas as plataformas virtuais...