spot_imgspot_img
32.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

PF faz operação contra previdência do Amapá por aplicações no Banco Master


A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), uma operação contra supostas irregularidades na gestão de recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amapá. Ao todo, os agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão na capital amapaense, Macapá.

A ação desta sexta foi batizada de Zona Cinzenta. A operação foi autorizada pela 4ª Vara de Justiça Federal. Os alvos são o diretor-presidente da Amprev (Amapá Previdência), Jocildo Silva Lemos, e dois membros do comitê de investimento da entidade.

Segundo as investigações, os três foram responsáveis pelos votos favoráveis à aplicação em LFs (letras financeiras) do Banco Master em três reuniões ocorridas em julho de 2024. Estão sendo investigados os crimes de gestão temerária e gestão fraudulenta.

A apuração envolve a aplicação de R$ 400 milhões de recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado em Letras Financeiras emitidas pelo Banco Master, operação considerada de alto risco. O Master foi liquidado em novembro pelo Banco Central, que identificou uma profunda crise de liquidez.

PF faz operação contra previdência do Amapá por aplicações no Banco Master
PF faz operação contra previdência do Amapá por aplicações no Banco Master

A operação busca esclarecer se houve prejuízo ao patrimônio público e identificar os responsáveis pelas decisões investigadas.

A Polícia Federal informou ainda que as apurações continuam e que novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço do inquérito.





ICL – Notícias

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...

Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado

As áreas sob alerta...

Sucessor de Zema promete driblar suspensão de escolas cívico-militares em MG

Por Bruno Lucca (Folhapress) – O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD),...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Lei endurece punição para uso criminoso de IA contra mulheres

Tudo sobre Inteligência Artificial Crimes de violência psicológica contra mulheres cometidos com uso de tecnologias como inteligência artificial (IA) têm punição mais severa. A...