GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
29.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 2, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

PF repatria bebê que estava em Portugal e foi vítima de tráfico humano


Por Guilherme Jeronymo — Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta segunda-feira (24) Operação Pérola, que resultou na repatriação de um bebê que fora levado para Portugal no final de 2023, pouco após o nascimento, vítima de tráfico humano.

A investigação, conduzida pela Delegacia da PF em Campinas (SP), começou após o órgão ser acionado pela Promotoria de Justiça em Valinhos, no interior paulista.

Em ação conjunta com a Polícia Judiciária de Portugal, o bebê foi encontrado na região de Porto.

O bebê foi resgatao de Portugal (Foto: Divulgação)

Segundo nota, a criança foi localizada e encaminhada à Assistência Social de Portugal, que a destinou a uma família acolhedora no país, “tendo lá permanecido até se confirmar que efetivamente não se tratava de criança portuguesa, pois os registros haviam sido falsificados quanto à sua nacionalidade e naturalidade”.

Após a confirmação da identidade e com intervenção do Ministério Público Federal em Campinas, policiais federais brasileiras foram até Portugal para trazer a criança, que já tem um ano e quatro meses, de volta ao Brasil.

De acordo com a PF, a criança está sob os cuidados de uma instituição brasileira, e as famílias acolhedoras em Portugal e no Brasil estão em contato para compartilhar informações.

“O vínculo criado durante esse período será respeitado, e as famílias continuarão em comunicação, mantendo um elo que visa o melhor interesse da criança”.

Repatriação

O processo para repatriação seguiu o Protocolo de Palermo, de 2004, que combate o tráfico internacional de pessoas.

“O retorno deste bebê ao Brasil simboliza não apenas o sucesso da cooperação entre os órgãos envolvidos, mas também a esperança renovada de um futuro seguro e protegido, com a crença de um recomeço de uma nova história com acolhimento e reconstrução”, complementa a nota da PF.



Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

China e Irã ultrapassam limite e usam ChatGPT para criar malware e ataques de phishing; confirma OpenAI

A OpenAI confirmou que seus engenheiros identificaram mais de 20 ataques cibernéticos orquestrados com ChatGPT e outras ferramentas de modelo de linguagem estendida (LLM). Os autores, segundo técnicos da...

OpenAI limita Sora após explosão de acessos ‘derreter’ servidores

Olhar Digital > Pro > OpenAI limita Sora após avalanche de acessos ‘derreter’ servidores OpenAI limita a geração de vídeos no Sora para novos...

Campanha de doação de sangue acontece nesta quinta-feira com o Vampirão do Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) estará nesta quinta-feira, 10 de agosto, com o Vampirão, no estacionamento do Shopping Manaus...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo