GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

PGR pede ao Supremo manutenção da prisão de Rivaldo Barbosa, suspeito de envolvimento no caso Marielle – Justiça – CartaCapital



A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a manutenção da prisão de Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que é acusado de ser um dos mentores da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018.

No pedido, feito nesta segunda-feira 31, o órgão respondeu a uma demanda da defesa de Rivaldo, que argumentou que a prisão deve ser revogada pelo fato de que, como não houve denúncia contra, não haveria motivos para a manutenção da prisão. 

A defesa ainda diz que ele foi preso sob a falsa alegação de que teria obtido vantagem indevida para obstruir as investigações sobre o caso Marielle e Anderson. Rivaldo está preso desde março de 2024.

A PGR, através do vice-procurador-geral da República Hindenburgo Chateaubriand, diz que a prisão se justifica pelo fato de que Ronnie Lessa, que confessou o assassinato de Marielle de Anderson, já disse em depoimento que Rivaldo colaborou no planejamento do crime. Segundo Lessa, ele, como delegado, teria protegido os mandantes.

Uma das maneiras de dificultar a investigação do caso foi indicar o delegado Giniton Lages para tratar da investigação. Assim, segundo a PGR, houve um esquema de corrupção desenvolvido para impedir a punição dos dois principais acusados do crime: o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) e o conselheiro do TCE-RJ Domingos Brazão. Ambos estão presos e negam envolvimento com o crime.

“Não há dúvida, portanto, de que a prisão preventiva se mantém necessária pelos mesmos fundamentos que a justificaram, sendo absolutamente desimportante, nesse contexto, o fato de ainda não se encontrar indiciado por eventuais crimes de peculato atualmente sob investigação”, aponta a PGR.



Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Em nova publicação, Joel Araújo, expõe situação do lixão à céu aberto da cidade de Autazes no Amazonas.

"Me impressiona que ainda hajam pessoas catando lixo no lixão à céu aberto de Autazes...". Com essa frase, o geógrafo, atualmente respondendo pelo IBAMA no...

TCU determina medidas para proibir uso do Bolsa Família para apostas

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan de Jesus determinou que o governo federal adote medidas para impedir que beneficiários do...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo