spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Piauí se prepara para abrigar a maior planta industrial de hidrogênio verde do mundo – Política – CartaCapital



Com uma matriz energética 100% renovável, o Piauí se consolida como o estado com maior potencial para a produção de hidrogênio verde no Brasil. Na quinta-feira 20, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) deu o aval para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no município piauiense de Luís Correia, sediar o maior projeto de hidrogênio e amônia verdes do mundo. Com investimentos da ordem de 27 bilhões de reais e a promessa de gerar 3 mil empregos diretos ou indiretos, o empreendimento será liderado pela Solatio, empresa que atua na área de energia solar há 17 anos. O projeto aguarda apenas a chancela do Ministério de Minas e Energia para ter acesso à rede elétrica e iniciar as obras de instalação ainda no primeiro semestre deste ano. A previsão é que todas as etapas sejam concluídas até o final de 2028 e, no início de 2029, os produtos sejam lançados no mercado global.

Apontado como uma das principais alternativas para a descarbonização do planeta e a mitigação da crise climática, o H2V é o carro-chefe da economia sustentável na gestão de Rafael Fonteles. “Ele representa, a médio e longo prazo, uma mudança na base econômica do nosso estado. Somos hoje um dos maiores produtores de energias limpas (eólica e solar) do Brasil e, com a instalação da fábrica de hidrogênio verde, passaremos à fase de industrialização, agregando valor ao que produzimos e gerando riquezas, oportunidades de negócios e empregos”, afirma o governador.





Por: Carta Capital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Cinquenta e oito prefeituras ainda não prestaram contas ao TCE-AM; Gestores têm até dia 31/03

Até a manhã desta sexta-feira (10), apenas quatro prefeituras prestaram contas ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) referente às gestões durante o ano...