GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
sábado, abril 12, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Pix parcelado pode ter juros menores que o cartão de crédito, diz BC


Banco Central espera que nova modalidade de pagamento via Pix tenha uma taxa de juros igual ou menor do que o cartão de crédito

Imagem mostra celular mostra tela com logo do PIX, apoiado em laptop
Pix é o meio mais popular de transações no Brasil (Imagem: Photo For Everything/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Pix parcelado, essa é a nova aposta do Banco Central para bombar as compras de fim de ano. O modelo, que contará com uma linha de crédito formal com as instituições financeiras, pode ter taxas de juros interessantes, mas não deve substituir o cartão de crédito. Pelo menos essa é a expectativa do BC.

Essa nova função permitirá ao usuário realizar pagamentos parcelados utilizando crédito, de maneira semelhante ao parcelamento com juros no cartão de crédito. Enquanto o beneficiário receberá imediatamente o valor integral, o pagador poderá dividir o pagamento em parcelas acrescidas de juros.

“Quem paga juros no PIX Parcelado é o consumidor. Contudo, espera-se que os bancos ofertem linhas de crédito em que o valor final do bem no PIX Parcelado, mesmo com a cobrança de taxa de juros, seja menor ou igual ao valor final do bem no parcelado sem juros usando cartão de crédito”, disse o BC ao g1.

Logo do Pix na tela de um smartphone
(Imagem: Cris Faga/Shutterstock)

Pix parcelado deve aumentar o consumo

De acordo com o BC, essa novidade visa facilitar compras maiores no comércio via Pix e atender usuários sem acesso a outras modalidades de crédito. Além de pagamentos, o Pix parcelado estará disponível para qualquer transferência via Pix.

Esse modelo de transação também serve de alternativa para quem não tem acesso ao cartão de crédito tradicional. Além disso, também pode ser mais prático para o lojista. 

Leia mais:

“No PIX Parcelado, o lojista recebe o valor total do pagamento no momento da venda do bem ou serviço. Logo, por definição, não haverá antecipação nem cobrança de taxa de antecipação para o lojista. Ou seja, o modelo do PIX Parcelado é menos custoso do que o modelo do cartão de crédito para o lojista”, completou órgão.

Alguns bancos já permitem o Pix parcelado, como uma linha de crédito tradicional. Mas o BC vai padronizar o modelo, a partir de setembro desse ano, quando entrar em operação. 


Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

O que se sabe sobre caso de pai que desapareceu com filha em SC

Anderson Rafael Hasse, o pai suspeito de sequestrar sua filha de oito anos, foi encontrado pela polícia na noite desta quinta-feira (20) nas...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo