GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.4 C
Manaus
domingo, maio 18, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

PL aposta em recurso para livrar Ramagem, mas regra não contempla crimes antes da diplomação – Política – CartaCapital

[ad_1]

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), apresentou nesta terça-feira 1º um requerimento para suspender a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), réu no Supremo Tribunal Federal pela tentativa de golpe de Estado em 2022.

O pedido se baseia na Emenda Constitucional nº 5, de 20 de dezembro de 2001. Ela estabelece as condições para partidos pleitearem a interrupção de uma ação penal contra congressistas.

Sustar uma ação no STF dependeria, porém, dos votos de pelo menos 257 dos 513 deputados. Diz a norma:

“Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação”.

A regra cita expressamente, portanto, crimes ocorridos após a diplomação. A denúncia da Procuradoria-Geral da República, porém, sustenta que Ramagem trabalhou para minar a credibilidade do sistema eletrônico de votação e fez parte de uma organização criminosa para auxiliar o então presidente Jair Bolsonaro (PL) na divulgação de notícias falsas.

Ramagem chefiou a Agência Brasileira de Inteligência entre 2019 e 2022, sob o governo Bolsonaro. Segundo a PGR, ele teve um papel importante “na construção e no direcionamento das mensagens que passaram a ser difundidas em larga escala pelo então presidente da República a partir do dia 29.7.2021” — antes, portanto, de ser eleito e tomar posse para o cargo de deputado federal.

[ad_2]

Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Relator da PEC senador Eduardo Braga admite mudanças na reforma tributária

Após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, o...

Empresa de Trump anuncia parceria com corretora para lançar ETFs cripto

A Trump Media and Technology Group Corp. (Nasdaq: DJT) TMTG, empresa do presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma parceria com uma corretora...

MPAM firma TAC para combater precariedade e regularizar abatedouros de aves em Manaus

Ação busca a regularização do serviço junto aos órgãos de fiscalização sanitária e em respeito à legislação sanitária, consumerista e ambiental vigente O Ministério Público...
spot_imgspot_img