spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

PL decide não realizar ato por anistia de presos pelos atos golpistas do 8/1

Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Valdemar da Costa Neto, não tem planos de realizar qualquer manifestação em favor da anistia de presos envolvidos na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. A próxima quarta-feira será marcada por um ato organizado pelo governo Lula em defesa da democracia.

PL

De acordo com informações da revista “Veja”, o Pl está distante dos eventos de homenagem à data. A cúpula do partido foi indiciada pela Polícia Federal no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado arquitetada por Jair Bolsonaro e seus aliados. O partido também tem sido alvo de investigações.

Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

As investigações sobre a tentativa de golpe atingiu figuras-chave do bolsonarismo, incluindo o próprio Jair Bolsonaro e o general Walter Braga Neto, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Ato marcado pelo Governo Lula

Por outro lado, o Governo Lula prepara um evento no próximo dia 8 de janeiro em defesa da democracia. O ato deve contar com a participação de diversos nomes da política brasileira, incluindo os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também foram convidados as futuras lideranças do Congresso, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador David Alcolumbre (União-AP).

A escolha de convidar Motta e Alcolumbre é vista como uma estratégia do presidente Lula de estreitar os laços com a futura cúpula do Legislativo e consolidar a base de apoio do governo para os próximos anos.

No ano passado, o governo também realizou um evento para marcar a data, com foco em um discurso de apoio às instituições democráticas. Na ocasião, Arthur Lira optou por não comparecer ao evento.

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Pará ignora direitos quilombolas e amplia risco climático antes da COP30

Mulher quilombola sobre a imagem do mapa do Estado do Pará (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM) ...

Familiares homenageiam entes queridos em Dia de Finados

A aposentada Maria de Jesus, de 70 anos, lançava um olhar de afeto e serenidade para o túmulo do filho, Sebastião Evangelista, enquanto um...

Trump se gaba e usa termo “puxa-saco“ sobre países em negociação de tarifas

Durante discurso em evento no National Republican Congressional Committee President’s Dinner nesta quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...