spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Playball executou obra de R$ 1,3 mi em SP antes de ser contratada


Por Igor Carvalho — Brasil de Fato

A RJ Empreendimentos, empresa que controla o Playball, complexo de quadras de futebol de São Paulo (SP), realizou uma obra de R$ 1,3 milhão para a Prefeitura de São Paulo antes mesmo que o contrato fosse assinado, homologado e publicado no Diário Oficial.

A obra em questão é a reforma do CDC Estrela do Jardim Vila Formosa, na zona leste de São Paulo. A reportagem esteve na área na manhã da última sexta-feira (28) e confirmou que a instalação da grama sintética no campo de futebol, a revitalização do alambrado e do centro administrativo já estão praticamente concluídas.

O prefeito Ricardo Nunes em visita ao CDC Estrela da Vila Formosa, no dia 27 de fevereiro, já celebrando a instalação da nova grama sintética  (Fot: Edson Lopes Jr/Secom/Prefeitura de São Paulo)

De acordo com trabalhadores que ainda estão no local concluindo a obra, a grama sintética começou a ser colocada “há quase dois meses” e o trabalho foi concluído “muito rapidinho”. A reportagem também notou que o alambrado é novo e faltam apenas acabamentos para a conclusão da sede administrativa do CDC Vila Formosa.

O edital de convocação para que as empresas se manifestassem para a execução das obras no CDC Estrela foi publicado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme) no dia 5 de novembro de 2024.

Obra da Playball

Neste ano, no dia 5 de fevereiro, a RJ Empreendimentos enviou à Seme uma planilha aberta com os custos da obra. Somente na última sexta-feira (28), a homologação do contrato entre a secretaria e a empresa foi publicada, marco burocrático para o início da obra. O documento é assinado por Franz Felipe da Luz, tesoureiro adjunto do partido Podemos e chefe de gabinete de Rogério Lins (Podemos), secretário de Esportes e Lazer e ex-prefeito de Osasco (2016-2023).

No entanto, um mês atrás, dia 27 de fevereiro, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve no CDC Estrela e celebrou a nova grama sintética, que já estava instalada no espaço, mesmo sem a documentação necessária para que a obra fosse realizada pelo governo municipal.

“Vamos entregar o campo com gramado sintético, transformando algo que era ruim em bom com tudo que temos de melhor. Esse campo sintético é padrão São Paulo. Aqui as pessoas vão poder brincar, jogar e se divertir”, afirmou o mandatário, em entrevista ao site da Prefeitura de São Paulo.

O vereador Nabil Bonduki (PT), oposição ao governo Nunes na Câmara Municipal, criticou o processo. “Essa obra é ilegal, ela só poderia ser executada a partir de hoje (sexta-feira, dia 28). A empresa começou tão antes porque tinha certeza que ia ganhar a licitação, isso é uma clara irregularidade. Inclusive, o site da Prefeitura divulgou a visita do prefeito na obra e não importa se estava pronta, dia 27 ela já estava em curso. Como o prefeito visita uma obra que não foi contratada pela prefeitura? É um absurdo. É totalmente irregular.”

Bonduki afirmou que seu mandato levará a denúncia ao Tribunal de Contas do Município (TCM) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM). Procurada, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Prefeitura de São Paulo não responderam até o fechamento da matéria. Caso o façam, o texto será atualizado com o posicionamento do governo Nunes. Também não houve retorno da RJ Empreendimentos. O espaço segue aberto para eventual manifestação da empresa.



Fonte: ICL Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Belo Horizonte se torna capital do Bitcoin; veja como votou cada vereador

Vereadores aprovaram nesta quarta-feira (7) um projeto de lei que transforma Belo Horizonte na “Capital do Bitcoin”. A sessão foi marcada por trocas...