O senador Plínio Valério e a ministra Marina Silva (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM)
18 de março de 2025
Ana Pastana – Da Cenarium
MANAUS (AM) – “Imagina o que é tolerar a Marina [Silva] por seis horas e dez minutos sem enforcá-la“. A declaração é do senador da República Plínio Valério (PSDB-AM), durante o discurso no evento de entrega da Medalha do Mérito Comercial do Amazonas 2025, da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM), que aconteceu no último dia 13, em Manaus (AM).
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MAMC), Marina Silva, foi citada durante o discurso de Plínio no momento em que o senador relembrava a participação da chefe da pasta federal na Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI das ONGs, em novembro de 2023.
“A Marina esteve na CPI das ONGs, seis horas e dez minutos, imagina o que é tolerar a Marina por seis horas e dez minutos sem enforcá-la… A minha mulher que está ali, a Ana, mandava mensagem o tempo todo, né, me instigando, ‘jogando gasolina’ e no final ela me disse: ‘Se você tivesse 10% da paciência que teve com a Marina, a gente nunca brigava’. Porque foi tudo o que ela quis, provocou, provocou, provocou e provocou o tempo inteiro, mas eu fiz com que ela falasse aquelas bobagens, uma é aquela que a gente quer uma estrada para passear. É… para passear também“, disse.
Ao citar a BR-319, estrada que liga o Amazonas a outros Estados, Plínio fez novos ataques a ministra. “Essa questão da BR-319 vai sair nem que seja na porrada, tem que sair. A Marina está blindada, a Marina não é burra, ela repete, tem lavagem cerebral, mas ela [inaudível]. O Lula quer tirar a Marina, mas não pode fazer por causa das forças externas“, afirmou.
ZFM
O senador Plínio Valério afirmou, ainda durante a participação no evento, que não entende nada sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e seus tributos, fazendo uso de uma palavra de baixo calão para se expressar. O senador comentava sobre o trabalho realizado em Brasília (DF) e sobre a importância do comércio para a economia.
Segundo ele, o parlamentar não precisava estar presente em algumas discussões se sua assessora, chamada por ele de “Ivone”, estava presente. “Os meus assessores estavam lá, o Omar [Aziz] citou a Ivone, ela é minha assessora, estava lá diuturnamente. Eu não estava porque eu não entendo p* nenhuma de Zona Franca, de tributo. Mas, eu não preciso estar. A minha assessoria está lá para isso”, disse o parlamentar.
O evento contou com a participação, ainda, dos senadores Eduardo Braga (MDB/AM), Omar Aziz (PSD/AM) e do superintendente da ZFM, Bosco Saraiva.
À CENARIUM, o senador Plínio Valério afirmou que o trecho foi retirado de contexto. Veja a nota:
“Em resposta a interpretações sobre uma fala do senador Plínio Valério (PSDB-AM) a respeito da Zona Franca de Manaus (ZFM), esclarecemos que o trecho foi retirado de contexto. Ao afirmar que não entende profundamente sobre o tema, o senador destacou a importância de contar com uma assessora técnica especializada, que o auxilia no acompanhamento das questões tributárias e econômicas da ZFM.
O compromisso do senador Plínio Valério com a defesa da Zona Franca de Manaus é amplamente comprovado por sua atuação como senador. Desde o início de seu mandato, ele tem utilizado sua voz no Senado para reforçar a importância do modelo econômico e combater medidas que comprometam sua competitividade. Foi relator da Lei de Informática, garantindo investimentos para o setor, e atuou contra iniciativas que poderiam reduzir os incentivos fiscais da ZFM, como o decreto que zerou o IPI na região.
Durante a Reforma Tributária, apesar de discordâncias pontuais, votou favoravelmente à proposta para assegurar a manutenção dos benefícios da Zona Franca. O senador também tem sido uma voz ativa no debate sobre a preservação ambiental, demonstrando que a ZFM é essencial para a conservação da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico do Amazonas”, disse.
Leia também: EDITORIAL – BR-319: ideias para apressar o fim do mundo?
Fonte: Agência Cenarium