O tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) Eddie Cesar de Souza Cordeiro (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)
27 de abril de 2025
Jadson Lima – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) Eddie Cesar de Souza Cordeiro e mais quatro pessoas, de identidades não reveladas, foram presos neste domingo, 27, por suspeita de integrarem um grupo que atua cobrando estacionamento de forma abusiva no entorno do Sambódromo e da Arena da Amazônia, na Zona Centro-Sul de Manaus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
As prisões ocorreram após a PM-AM receber uma denúncia anônima, na madrugada deste domingo, de que os “flanelinhas” estariam atuando no local. A pasta informou, por meio de nota, que a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) monitora, desde o início deste ano, a cobrança abusiva de estacionamentos em vias públicas. Atualmente o PM é lotado na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Após ser preso, o tenente-coronel virou alvo de um Inquérito Policial Militar (IPM) que vai apurar a conduta dele, além da possível prática de crime militar. A Sedel também está dando apoio às investigações. O Governo do Amazonas também informou que “não compactua com qualquer conduta de seus agentes”.
“O Governo do Estado reforça que não compactua com qualquer conduta de seus agentes que esteja em desacordo com os princípios éticos e legais que regem a administração pública e reitera o compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito à função pública. A SSP-AM segue trabalhando para coibir crimes envolvendo estacionamentos irregulares em locais públicos de Manaus”, diz trecho da nota.
Fiscalização
Em 29 de janeiro deste ano, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, anunciou que as Forças de Segurança, em uma parceria com órgãos estaduais e municipais, iam aumentar as ações de fiscalização contra cobranças abusivas de estacionamento nas vias públicas da capital. Na época, Vinicius também falou sobre diálogo com organizadores de eventos para garantir cobrança justa.
“Queremos evitar que o cidadão, que paga impostos, seja explorado e obrigado a pagar valores abusivos para quadrilhas organizadas. Esse é o objetivo. Vamos focar na atuação dessas quadrilhas, que, inclusive, têm indícios de apoio de organizações criminosas. Esse é o trabalho que será realizado“, disse o titular da SSP-AM.
Leia a nota da SSP-AM na íntegra:
“A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), monitorava, desde o início deste ano, cobranças abusivas de estacionamentos em vias públicas.
Após denúncias anônimas, policiais militares da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foram até o local indicado, na zona centro-oeste de Manaus e, prenderam, cinco pessoas envolvidas no esquema com a participação de um oficial da PMAM lotado na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
A PMAM destaca que a Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da corporação instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta do policial e possível prática de crime militar. A Sedel também está dando apoio às investigações.
O Governo do Estado reforça que não compactua com qualquer conduta de seus agentes que esteja em desacordo com os princípios éticos e legais que regem a administração pública e reitera o compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito à função pública.
A SSP-AM segue trabalhando para coibir crimes envolvendo estacionamentos irregulares em locais públicos de Manaus.“
Leia mais: PM é preso sob suspeita de sequestrar e extorquir homem em Manaus
Editado por Izaías Godinho
Fonte: Agência Cenarium