spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Poluição aumento casos de câncer de pulmão entre não fumantes, aponta estudo


Uma pesquisa publicada no The Lancet Respiratory Medicine revelou que, enquanto os casos de câncer de pulmão ligados ao tabagismo estão diminuindo, a incidência da doença entre não fumantes está crescendo. Esse aumento está associado, em grande parte, à poluição do ar.

O estudo, conduzido por pesquisadores da França e da China, analisou dados epidemiológicos de 2022 e comparou a incidência dos quatro principais tipos de câncer de pulmão ao longo dos anos. Até a década de 1970, o carcinoma de células escamosas era o tipo mais comum, principalmente entre homens, devido ao tabagismo.

No entanto, o adenocarcinoma, que pode ser causado tanto pelo cigarro quanto por fatores ambientais, tornou-se o mais prevalente. Em 2020, esse subtipo representava 45% dos casos em homens e 59% em mulheres, com uma queda na incidência entre homens e aumento entre mulheres.

A oncologista Patrícia Taranto, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que essa mudança está ligada à redução do tabagismo e às campanhas de combate ao cigarro. Entretanto, a poluição do ar já é responsável por até 10% dos casos de câncer de pulmão, a maioria deles do tipo adenocarcinoma.

O rastreamento para detecção precoce da doença, por meio de tomografia de baixa dose, é recomendado para grupos de risco, como pessoas acima de 50 anos que fumam ou que tenham histórico significativo de tabagismo. Esse exame tem um impacto importante na redução da mortalidade da doença.

Diante do aumento dos casos relacionados à poluição, especialistas reforçam a necessidade de mais pesquisas e medidas para reduzir a emissão de poluentes. “É fundamental adotar estratégias para melhorar a qualidade do ar e diminuir a exposição da população a substâncias cancerígenas”, alerta Taranto.



Fonte: ICL Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

O Programa de Gerenciamento...

Jovem é presa após matar e esquartejar uma professora por ‘curiosidade’

A jovem Jung Yoo-jung, 23, foi presa por assassinar e esquartejar uma professora, e depois colocar o corpo da vítima em uma mala. O caso...

TCE-AM determina que ex-presidente da Câmara de Amaturá devolva R$ 84,2 mil aos cofres públicos

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julgaram irregulares as contas referentes ao exercício de 2020 da Câmara Municipal de Amaturá e...