spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Por caso Orelha, promotoria do MP-SC vai investigar delegado geral, que é pré-candidato


A 40ª promotoria do Ministério Público de Santa Catarina, responsável pelo controle externo da atividade policial, instaurou um procedimento investigatório e preparatório para eventuais ações penais e de improbidade administrativa contra o Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, pela sua atuação no caso do cão Orelha.

A investigação busca rastrear condutas ditas ilegais atribuídas ao Delegado Geral e apurar se ele teria cometido crime de abuso de autoridade, violação de sigilo funcional e ato de improbidade administrativa por “revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo, propiciando beneficiamento por informação privilegiada ou colocando em risco a segurança da sociedade e do Estado”.

O procedimento também vai verificar se houve a utilização da publicidade oficial para promoção pessoal. Esse ato ocorre quando o agente público utiliza as redes sociais pessoais para se apresentar como protagonista de iniciativas públicas, com linguagem elogiosa, frequência reiterada e abordagem personalizada.

O órgão vai analisar os vídeos publicados no Instagram do delegado e as coletivas de imprensa. Ulisses Gabriel também será ouvido e poderá fazer sua defesa. Se forem caracterizadas as conduta, o MP pode mover ações penais e de improbidade administrativa que resultem até na perda do cargo.

A 40ª promotoria não está envolvida com as diligências do caso Orelha, mas entrou no assunto provocada por uma série de representações acerca da conduta do delegado. As partes que fizeram essas representações e a Secretaria de Segurança Pública já foram notificadas.

As investigações também ganham uma dimensão política às vésperas do início do período eleitoral, já que o MP e a Polícia Civl são parceiros em uma série de ações institucionais e Ulisses é pré-candidato a deputado estadual em Santa Catarina.

O MP está atuando no caso Orelha e recentemente pediu novas investigações à Polícia Civil para dar encaminhamento ao caso.





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prefeito David Almeida amplia ações para combater lixeiras viciadas com tecnologia, participação popular e inovação sustentável

  Nesta segunda-feira, 11/8, o prefeito David Almeida apresentou, ao lado do presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó, e do titular da Secretaria...

Prefeitura informa localização das Unidades Móveis de Saúde da Mulher a partir desta segunda-feira, 15/9

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que as Unidades Móveis de Saúde da Mulher irão atender as usuárias...