spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Por que Roberto Jefferson não irá para prisão domiciliar, apesar de aval do TRF-2 – Política – CartaCapital



O Tribunal Regional Federal da 2ª Região autorizou o ex-deputado federal Roberto Jefferson a cumprir sua pena em prisão domiciliar no caso que envolve o ataque a policiais federais durante uma operação em 2022. A decisão foi formalizada na terça-feira 1º, em função da “situação de extrema debilidade” do extremista, segundo a Corte.

No entanto, a decisão não tem efeito imediato, porque Jefferson foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a nove anos de prisão por calúnia, homofobia, incitação ao crime e tentativa de impedir o livre exercício dos poderes. Ao autorizar a domiciliar, o TRF-2 determinou que o ex-deputado ficaria proibido de usar redes sociais, de sair do Rio de Janeiro e de ter armas de fogo.

O entendimento da Justiça Federal será encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, a quem cabe avaliar o caso, uma vez que já existe uma ordem de prisão preventiva de Jefferson expedida pelo STF. A defesa do ex-deputado pediu o relaxamento da prisão há cinco meses, mas o pedido ainda não foi analisado pelo relator.

Jefferson está internado em um hospital particular no Rio de Janeiro desde julho de 2023. O processo que tramita no TRF-2 trata do episódio em que ele atacou policiais federais com granadas e tiros ao resistir à prisão em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. O ex-deputado é acusado de tentativa de homicídio contra dois agentes da PF e irá a júri popular.



Por: Carta Capital

TSE rejeita por unanimidade ação contra homenagem a Lula na Sapucaí

Por Isadora Albernaz (Folhapress) — O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, em decisão...

André Mendonça é o novo relator do inquérito do Master

O ministro André Mendonça,...

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prazo encerra e defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no caso da trama golpista

  A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro deixou passar, nesta segunda-feira (24), o...

Michelle Bolsonaro volta a ironizar acusação de golpismo em delação de Cid

Por Arthur Guimarães de Oliveira e Ana Gabriela Oliveira Lima (Folhapress) — A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ironizou nesta segunda-feira (27) a divulgação da primeira parte da delação de...