spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Postura de Francisco abriu porta para reformas na Igreja, diz especialista


O papado de Francisco foi marcado por uma postura de acolhimento e abertura a discussões que podem levar a reformas significativas na Igreja Católica. Esta é a avaliação de Brenda Carranza, professora de antropologia da Religião da Unicamp, que destaca o legado do pontífice em provocar debates internos na instituição.

Segundo a especialista, o avanço de Francisco se deu principalmente em sua abordagem pastoral e na governança de acolhida. “Ele avançou para falar sobre essa palavra, sobre essas dores e aflições, talvez na sua acolhida, na sua, diríamos, postura pastoral de uma governança de acolhida. Acolher como primeiro ponto”, explica Carranza.

Este posicionamento, no entanto, não ocorreu sem embates internos. A Igreja enfrentou momentos de intenso debate, especialmente no que diz respeito a temas sensíveis como moralidade sexual e conjugal, questões econômicas globais e a crise migratória.

Um dos pontos mais destacados pela professora é a introdução do conceito de sinodalidade nas discussões internas da Igreja. “O ponto da sinodalidade como discussão interna dentro da igreja foi fundamental e é um passo muito forte”, afirma Carranza, ressaltando a importância deste debate para o futuro da instituição.

A sinodalidade, que implica em uma maior participação e corresponsabilidade de todos os membros da Igreja nas decisões e na vida eclesial, é vista como um avanço estrutural significativo promovido por Francisco.

Apesar dos avanços, Carranza reconhece que houve momentos de retorno ao rigorismo dentro da Igreja durante o papado de Francisco. No entanto, ela enfatiza que as expectativas sociais e culturais das últimas décadas clamam por um posicionamento da Igreja “em favor das dores e das aflições de seus fiéis e também uma palavra para a sociedade”.

O legado de Francisco, portanto, parece ser o de ter iniciado discussões cruciais dentro da Igreja, que podem eventualmente levar a reformas mais profundas. Seu papado é caracterizado por uma tentativa de equilibrar a tradição com as demandas contemporâneas, buscando uma Igreja mais acolhedora e em diálogo com o mundo moderno.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Fonte: CNN Brasil

TSE rejeita por unanimidade ação contra homenagem a Lula na Sapucaí

Por Isadora Albernaz (Folhapress) — O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, em decisão...

André Mendonça é o novo relator do inquérito do Master

O ministro André Mendonça,...

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Imóveis são um péssimo investimento, diz bilionário mexicano: “melhor comprar Bitcoin”

Ricardo Salinas, quinta pessoa mais rica do México, acredita que imóveis são péssimos investimentos. Em vídeo publicado em suas redes sociais neste domingo...

CPMI do INSS aponta milhões em depósitos ‘sem explicação’ em ‘cidade da corrupção’

Por Cleber Lourenço   A quebra de sigilo bancário autorizada no âmbito da Comissão...

Criptomoeda Monero sobe 70% após suposto hacker converter R$ 1,9 bilhão de Bitcoin em XMR

A criptomoeda Monero (XMR), focada em transações anônimas, teve um salto de mais de 70% nesta segunda-feira (28) ao sair dos US$ 229...