Obras fazem parte do programa Asfalta Manaus e devem beneficiar todas as zonas da capital com mais de 3.500 vias recuperadas desde 2022
Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta quarta-feira (23), um novo pacote de obras de recapeamento em 67 ruas da zona Norte da capital, com investimento de R$ 19.777.921,83, oriundos de emenda parlamentar do senador Omar Aziz. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida ao lado do vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Renato Junior.

As intervenções contemplam os conjuntos Vila da Barra, Galileia, Nova Cidade, Francisca Mendes, Oswaldo Frota 2, além do loteamento Campo Dourado e o bairro Monte das Oliveiras. Serão utilizadas 19.752 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material de alta durabilidade e resistência.
“Pode parecer pouco, mas para quem vive nas áreas beneficiadas, cada rua recuperada representa dignidade, segurança e mais qualidade de vida. A nossa meta é recuperar vias em todas as zonas da cidade, e estamos avançando com responsabilidade e compromisso. Saímos de uma cidade com 47% de execução para mais de 90% em várias frentes. Isso é resultado de uma gestão que planeja, investe e entrega”, declarou o prefeito David Almeida.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o trabalho inclui a remoção do asfalto antigo, nivelamento da base, fresagem e aplicação da nova camada asfáltica, seguindo os critérios técnicos exigidos pela atual gestão.
Além do recapeamento, a prefeitura executou outras 13 obras de contenção de erosões somente na zona Norte, solucionando problemas crônicos em áreas como Santa Etelvina, Cidade Nova, Cidade de Deus e Monte das Oliveiras. As zonas Leste e Oeste também têm recebido investimentos importantes. Só na zona Oeste, foram entregues 1.738 moradias, e a meta é ampliar os atendimentos por toda a cidade.
Entre as obras estruturantes em andamento estão: o encontro das águas para abastecimento, a construção da Cidade do Autista, o Hospital Municipal Dia, o primeiro Aquário Municipal com peixes amazônicos e o complexo viário que integrará a avenida Brasil com a avenida Coronel Teixeira, passando por importantes entroncamentos como a Max Teixeira com a avenida do Turismo.
Desde o lançamento do programa Asfalta Manaus, em 2022, mais de 5.500 ruas já foram recuperadas em toda a capital, sendo 3.567 somente nesta gestão. Em 2022, a prefeitura recapeou importantes vias como a avenida das Torres e a própria Coronel Teixeira.
Mesmo com os desafios geotécnicos da cidade, que possui solo instável, a prefeitura tem investido fortemente em infraestrutura. O apoio de emendas parlamentares, como a do senador Omar Aziz, tem sido fundamental para ampliar a capacidade de execução.
A melhoria na malha viária também impacta em outras áreas: Manaus subiu do 10º para o 5º lugar no ranking nacional da educação e tem se destacado no turismo, sediando os maiores eventos do setor na região Norte.
“Manaus vive um novo momento. Estamos construindo uma cidade mais acessível, segura e moderna. Nosso foco é melhorar a vida das pessoas com obras que fazem a diferença no dia a dia da população”, reforçou David Almeida.




