spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Prefeito David Almeida vistoria obras dos centros de acolhimento a pessoas em situação de rua no centro de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, na manhã deste domingo, 21/9, as obras da primeira Casa de Passagem e do novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) no centro da cidade. Os dois equipamentos, inéditos na capital, serão entregues no próximo dia 24 de outubro, como parte das comemorações pelos 356 anos de Manaus.

Acompanhado da secretária municipal de Comunicação, Camila Silva, e do subsecretário operacional de Gestão da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Nildo Mello, o prefeito destacou a relevância histórica do projeto.

“Um marco na história da assistência social em Manaus. Estamos nesse domingo com toda a equipe trabalhando, para entregar este presente no aniversário da cidade. Será a primeira Casa de Passagem e o Centro Pop no centro da cidade, um sonho que vai se tornar realidade. Vamos dar dignidade, acolhimento e resgatar a autoestima das pessoas em situação de rua. Esse é o trabalho da prefeitura”, afirmou David Almeida.

De acordo com o subsecretário Nildo Mello, as obras estão em estágio avançado e representam um marco para as políticas públicas de atenção à população em situação de rua. “São dois equipamentos lado a lado. O Centro Pop, que será transferido do bairro Petrópolis, e a Casa de Passagem, que funcionará 24 horas. A inauguração no dia 24 de outubro será um presente para Manaus e um marco histórico, porque a cidade não contava com uma estrutura como essa”, enfatizou.

Estrutura e serviços

A Casa de Passagem funcionará em regime integral, oferecendo acolhimento 24 horas, atendimento psicossocial, refeitório, lavanderia e dormitórios femininos, masculinos e familiares, além de espaços de convivência e atividades em grupo.

Já o Centro Pop funcionará em horário comercial, com serviços de credenciamento, higienização, alimentação, atividades de reinserção social, capacitação e apoio jurídico. O espaço contará ainda com o Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (Cadis), que reunirá parceiros como o Tribunal de Justiça, Sine Manaus, Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), universidades e o Sistema S, facilitando o acesso a serviços de saúde, educação, capacitação e empregabilidade.

Com a entrega dos dois equipamentos, a gestão David Almeida reforça a política de redução de danos e de reinserção social, ampliando as oportunidades de acolhimento e reconstrução de vínculos familiares e comunitários. A iniciativa integra o eixo de Desenvolvimento Social da gestão municipal, que prioriza políticas públicas voltadas para dignidade, inclusão e transformação de vidas.

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Congresso sobre segurança do paciente destaca a importância do engajamento das equipes de saúde

Os cuidados com as equipes de saúde e o engajamento delas no ambiente de trabalho, é fundamental para a garantia da segurança hospitalar do...

Ciclone provoca temporais no Sul e no Sudeste; veja a previsão do tempo

A previsão do tempo do Climatempo aponta que esta terça-feira (9) deve...

Multa por capacete fora da validade: mito ou verdade?

A crença de que capacetes possuem um prazo de validade que, se ultrapassado, gera multa é alvo de muitas dúvidas e, na verdade,...