spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Prefeito de cidade no AM é denunciado por ameaça a jornalista



O prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz, teria ameaçado o jornalista após veiculação de matérias investigativas sobre o município (Divulgação)

03 de maio de 2025

Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O prefeito de Iranduba (AM), Augusto Ferraz (União), foi denunciado à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), nesta sexta-feira, 2, por ameaça contra o jornalista Francisco Araújo, após a publicação de reportagens sobre contratos milionários firmados entre o município e um empresário que é alvo de operação policial e condenado por fraude em licitações. A denúncia foi registrada no 22° Distrito Integrado de Polícia (DIP), em Manaus. Veja trecho:

Boletim de Ocorrência cita o crime de ameaça, previsto no Código Penal (Documento enviado à CENARIUM)

O Boletim de Ocorrência (B.O.) aponta que as ameaças ocorreram por volta de 11h20 de hoje e cita ligações e uma mensagem de áudio, nas quais Augusto Ferraz faz ameaças contra o jornalista. De acordo com o documento que a CENARIUM teve acesso, o prefeito ligou para o profissional de imprensa, que não atendeu. Após a primeira ligação, Ferraz encaminhou um áudio pedindo para que o jornalista atendesse a chamada.

Inicialmente, a chamada não foi atendida, mas o prefeito enviou uma mensagem de áudio dizendo:
‘Atende aí, macho’. Ao retornar a ligação, o prefeito, em tom ameaçador e eufórico, afirmou: ‘O que tu quer? Pode bater que eu aguento aqui. Eu vou te achar, e tu aguenta aí. Eu não aceito ser intimidado’. Em seguida, encerrou a chamada abruptamente, que durou apenas 2 minutos
“, diz trecho do relato. Veja:

Francisco Araújo afirmou à CENARIUM que as técnicas do jornalismo foram seguidas na produção do conteúdo veiculado entre quarta-feira, 30, e quinta-feira, 1°, e os citados nas matérias tiveram espaço para se posicionarem sobre os casos, mas não houve retorno até a manhã desta sexta-feira, 2. “Fizemos a solicitação de nota para os contatos do assessor, do prefeito e do vice-prefeito, porém ele não se defendeu”, afirmou.

Após a ameaça, o profissional relatou que ficou apreensivo com o que classificou como “tentativa de intimidação”. Além da denúncia na PC-AM, Francisco também acionou entidades jornalísticas sobre o caso. “Resolvi tomar as devidas providências. Fiz o contato com o Sindicato dos Jornalistas no Amazonas, fiz o B.O. e agora vamos tomar as providencias judiciais para ter esse respaldo, caso aconteça alguma coisa comigo ou com os meus familiares”, disse.

Captura de tela mostra mensagens e ligações não atendidas de Augusto Ferraz (Imagem enviada à CENARIUM)

O B.O. cita o crime de ameaça, quando uma pessoa persegue outra “reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”. De acordo com o jornalista, essa foi a primeira vez que ele foi ameaçado por um político.

“Primeira vez que fui intimidado por político, já falei com outros prefeitos do interior [do Amazonas] e alguns preferem não responder, outros dizem que vão enviar a nota. Mas não fui intimidado e muito menos ameaçado. O prefeito como gestor público deveria no mínimo responder as perguntas que foram Enviadas, já era o suficiente”, afirmou.

Abraji repudia

À CENARIUM, a presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Katia Brembatti repudiou, de forma veemente, a tentativa de intimidação feita pelo prefeito Augusto Ferraz contra o jornalista Francisco Araújo. De acordo com ela, a atitude do político busca silenciar o trabalho da imprensa causar ao profissional ameaçado preocupação e medo.

“A Abraji se solidariza com o repórter e repudia veementemente a posição intimidatória, que é uma tentativa de intimidação feita pelo prefeito, numa atitude claramente para tentar cercear o trabalho da imprensa e causar preocupação e medo com a sua própria integridade e de de pessoas próximas ao próprio repórter”, declarou.

Katia Brembatti é presidente da Abraji (Divulgação)

Brembatti também alertou para a incompatibilidade entre a atitude do prefeito e o cargo que ele ocupa atualmente, e mencionou que a reação de Augusto Ferraz é inadequada, porque as autoridades estão sujeitas a um escrutínio pela imprensa. “A atitude do prefeito completamente inadequada de reação em relação à reportagem como uma prática não aceitável para um cargo de uma posição pública como a que ele ocupa”, completou.

A CENARIUM procurou o prefeito Augusto Ferraz para posicionamento sobre a denúncia protocolada na PC-AM contra ele e até o momento não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Leia mais: Presidente Bolsonaro indica Augusto Aras para novo mandato na PGR
Editado por Izaías Godinho



Fonte: Agência Cenarium

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Inadimplência em escolas cai mais de 2% em 2024, diz pesquisa

A taxa de inadimplência em instituições de ensino caiu mais de 2% em 2024, chegando ao nível de 20,36% em descumprimento de pagamentos....

Renault Kardian alcança 50 mil unidades produzidas no Brasil

O Renault Kardian atingiu a marca de 50 mil unidades produzidas no Brasil. Desde o lançamento, em março de 2024, 67%...

Mulher de Gene Hackman pediu ajuda três vezes antes da morte, revela site

Gene Hackman e Betsy Arakawa, casados desde 1991, foram encontrados mortos em sua casa em fevereiro, em Santa Fe, Novo México, nos Estados...