spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Prefeito de cidade no AM é denunciado por ameaça a jornalista



O prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz, teria ameaçado o jornalista após veiculação de matérias investigativas sobre o município (Divulgação)

03 de maio de 2025

Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O prefeito de Iranduba (AM), Augusto Ferraz (União), foi denunciado à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), nesta sexta-feira, 2, por ameaça contra o jornalista Francisco Araújo, após a publicação de reportagens sobre contratos milionários firmados entre o município e um empresário que é alvo de operação policial e condenado por fraude em licitações. A denúncia foi registrada no 22° Distrito Integrado de Polícia (DIP), em Manaus. Veja trecho:

Boletim de Ocorrência cita o crime de ameaça, previsto no Código Penal (Documento enviado à CENARIUM)

O Boletim de Ocorrência (B.O.) aponta que as ameaças ocorreram por volta de 11h20 de hoje e cita ligações e uma mensagem de áudio, nas quais Augusto Ferraz faz ameaças contra o jornalista. De acordo com o documento que a CENARIUM teve acesso, o prefeito ligou para o profissional de imprensa, que não atendeu. Após a primeira ligação, Ferraz encaminhou um áudio pedindo para que o jornalista atendesse a chamada.

Inicialmente, a chamada não foi atendida, mas o prefeito enviou uma mensagem de áudio dizendo:
‘Atende aí, macho’. Ao retornar a ligação, o prefeito, em tom ameaçador e eufórico, afirmou: ‘O que tu quer? Pode bater que eu aguento aqui. Eu vou te achar, e tu aguenta aí. Eu não aceito ser intimidado’. Em seguida, encerrou a chamada abruptamente, que durou apenas 2 minutos
“, diz trecho do relato. Veja:

Francisco Araújo afirmou à CENARIUM que as técnicas do jornalismo foram seguidas na produção do conteúdo veiculado entre quarta-feira, 30, e quinta-feira, 1°, e os citados nas matérias tiveram espaço para se posicionarem sobre os casos, mas não houve retorno até a manhã desta sexta-feira, 2. “Fizemos a solicitação de nota para os contatos do assessor, do prefeito e do vice-prefeito, porém ele não se defendeu”, afirmou.

Após a ameaça, o profissional relatou que ficou apreensivo com o que classificou como “tentativa de intimidação”. Além da denúncia na PC-AM, Francisco também acionou entidades jornalísticas sobre o caso. “Resolvi tomar as devidas providências. Fiz o contato com o Sindicato dos Jornalistas no Amazonas, fiz o B.O. e agora vamos tomar as providencias judiciais para ter esse respaldo, caso aconteça alguma coisa comigo ou com os meus familiares”, disse.

Captura de tela mostra mensagens e ligações não atendidas de Augusto Ferraz (Imagem enviada à CENARIUM)

O B.O. cita o crime de ameaça, quando uma pessoa persegue outra “reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”. De acordo com o jornalista, essa foi a primeira vez que ele foi ameaçado por um político.

“Primeira vez que fui intimidado por político, já falei com outros prefeitos do interior [do Amazonas] e alguns preferem não responder, outros dizem que vão enviar a nota. Mas não fui intimidado e muito menos ameaçado. O prefeito como gestor público deveria no mínimo responder as perguntas que foram Enviadas, já era o suficiente”, afirmou.

Abraji repudia

À CENARIUM, a presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Katia Brembatti repudiou, de forma veemente, a tentativa de intimidação feita pelo prefeito Augusto Ferraz contra o jornalista Francisco Araújo. De acordo com ela, a atitude do político busca silenciar o trabalho da imprensa causar ao profissional ameaçado preocupação e medo.

“A Abraji se solidariza com o repórter e repudia veementemente a posição intimidatória, que é uma tentativa de intimidação feita pelo prefeito, numa atitude claramente para tentar cercear o trabalho da imprensa e causar preocupação e medo com a sua própria integridade e de de pessoas próximas ao próprio repórter”, declarou.

Katia Brembatti é presidente da Abraji (Divulgação)

Brembatti também alertou para a incompatibilidade entre a atitude do prefeito e o cargo que ele ocupa atualmente, e mencionou que a reação de Augusto Ferraz é inadequada, porque as autoridades estão sujeitas a um escrutínio pela imprensa. “A atitude do prefeito completamente inadequada de reação em relação à reportagem como uma prática não aceitável para um cargo de uma posição pública como a que ele ocupa”, completou.

A CENARIUM procurou o prefeito Augusto Ferraz para posicionamento sobre a denúncia protocolada na PC-AM contra ele e até o momento não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Leia mais: Presidente Bolsonaro indica Augusto Aras para novo mandato na PGR
Editado por Izaías Godinho



Fonte: Agência Cenarium

TSE rejeita por unanimidade ação contra homenagem a Lula na Sapucaí

Por Isadora Albernaz (Folhapress) — O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, em decisão...

André Mendonça é o novo relator do inquérito do Master

O ministro André Mendonça,...

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

PF sugere que Mauro Cid seja incluído em programa de proteção a testemunhas

Por Cézar Feitoza  (Folhapress) – A Polícia Federal disse ao STF (Supremo Tribunal...

Caso Zambelli leva Maluf a cobrar mandato perdido e pedir indenização

Por Cleber Lourenço A Câmara dos Deputados criou um impasse institucional ao aplicar...

Falha em linha de transmissão provoca apagão em Manaus e no interior do AM

O blecaute afetou cerca 2,4 milhões de pessoas que vivem nas cidades atingidas pelo apagão (Reprodução redes sociais) ...