spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Prefeitura alinha início de obras para reabertura ao tráfego de veículos de quatro ruas históricas do centro de Manaus

Prefeitura de Manaus está se preparando para iniciar uma das maiores transformações no coração da cidade: a readequação das ruas Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marcílio Dias e Henrique Martins. Após décadas fechadas ao tráfego, essas vias voltarão a permitir a circulação de veículos, em um projeto que integra o “Mutirão no Centro”.

As intervenções vão contemplar a implantação de rede de drenagem, asfaltamento das vias, recuperação de calçadas, instalação de novas grelhas em fibra de vidro, de alta resistência e sem valor comercial no mercado clandestino, além da modernização da iluminação pública com lâmpadas de LED mais potentes. No caso da rua Henrique Martins, está prevista, ainda, a recuperação do pavimento em pavi (peças de concreto), já existente.

O vice-prefeito, Renato Júnior, ressalta que a expectativa é que as obras inaugurem um novo ciclo de valorização da região central. “Estamos alinhando um conjunto de ações que vai devolver movimento, segurança e dinamismo ao centro histórico. Esse é um pedido antigo da população e uma determinação do prefeito David Almeida. Muito em breve, será uma realidade que vai beneficiar moradores, lojistas e trabalhadores informais”, afirmou Renato Junior.

Para garantir mobilidade adequada, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vai implantar um sistema binário de circulação, permitindo que o tráfego flua em sentidos alternados.

“A medida vai assegurar fluidez, melhorar o acesso às lojas e preservar a segurança de pedestres, com reforço na sinalização e ordenamento do tráfego”, explica o vice-presidente do órgão, Leda Júnior.

O reordenamento dos camelôs será outro eixo fundamental do trabalho. A ação, conduzida por meio de diálogo com os trabalhadores informais, busca garantir espaços adequados para todos, sem comprometer a mobilidade e a organização do Centro.

“Vamos garantir condições dignas para os trabalhadores informais e, ao mesmo tempo, devolver mobilidade e segurança para quem circula pelo Centro”, explica o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Wanderson Costa.

Simultaneamente, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) atuará de forma intensiva com equipes de varrição, coleta e manutenção, reforçando os cuidados com o espaço público.

“Vamos manter equipes permanentes atuando na varrição, coleta e manutenção para que a população possa vivenciar um espaço mais limpo, organizado e agradável todos os dias”, afirma o subsecretário da Semulsp, Altevir Moreira.

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf

Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/infraestrutura/trafego-ruas-historicas/

Fotos – Carlos Oliveira / Vice-prefeito

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prefeitura de Manaus alerta para retrabalho de limpeza na praça da Matriz após aumento do descarte irregular de lixo

  A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), intensificou, na tarde deste domingo, 11/1, as ações de limpeza na praça...

Move Brasil já liberou quase R$ 2 bilhões em um mês

Em evento em Guarulhos (SP),...