spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Prefeitura de Manaus e Funai discutem políticas públicas para povos indígenas residentes na capital

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), recebeu, nesta quinta-feira, 31/7, o coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Manaus, Emilson Frota, para alinhar estratégias voltadas à melhoria das condições de moradia das populações indígenas residentes na capital amazonense.

Durante a reunião, foram debatidas ações já em execução, como o “Minha Casa, Minha Vida” e novos projetos, incluindo a possibilidade de criação de um modelo inédito de assentamento indígena autossustentável, capaz de garantir moradia digna e preservar aspectos culturais.

O secretário Jesus Alves ressaltou a importância do diálogo e do planejamento. “A população indígena em Manaus teve um crescimento expressivo nos últimos anos, passando de cerca de 3 mil pessoas em 2010 para quase 72 mil em 2022, segundo dados oficiais do IBGE. Isso traz grandes desafios de infraestrutura e reforça a necessidade de políticas habitacionais específicas para este público, garantindo moradias dignas e planejadas”, afirmou.

Segundo Emilson Frota, o objetivo é atender a uma parcela significativa da população indígena que vive em Manaus, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social. “Estamos discutindo alternativas que possam minimizar as ocupações irregulares e oferecer uma resposta efetiva para quem está aqui por necessidade, seja para acesso à saúde, à educação ou por já ter nascido na cidade”, destacou o coordenador.

Como resultado do encontro, foi definido que Semhaf e Funai irão avaliar áreas prioritárias, levantar dados sobre as famílias indígenas em situação de vulnerabilidade e propor modelos habitacionais adaptados à realidade sociocultural desses povos. Essa etapa será fundamental para alinhar ações imediatas e construir propostas de médio e longo prazo com base em planejamento técnico e participação social.

“Ao fim, a reunião marcou o início de uma agenda permanente de cooperação entre a Semhaf e a Funai, com o objetivo de construir soluções inovadoras e integradas para melhorar as condições de vida das famílias indígenas que vivem no contexto urbano da capital amazonense”, concluiu Jesus Alves.

— — —
Texto– Leonardo Fierro / Semhaf
Fotos – Assessoria /Semhaf

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Liderança das populações extrativistas toma posse no Conselho de Participação Social da Presidência da República

Júlio Barbosa também participa do 1º Fórum Interconselhos da atual gestão do Governo Federal O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) participa fortemente do processo...

Prefeito bolsonarista quer proibir marmitas para pessoas em situação de rua

O bolsonarista Abilio Brunini (PL), prefeito de Cuiabá (MT), declarou nesta sexta-feira (17) que pretende encerrar o programa de entrega de marmitas a pessoas em situação...

Qual a maior onda já registrada no mundo?

Uma onda de 17,6 metros quase passou despercebida. Ela aconteceu em novembro de 2020, próxima à cidade de Ucluelet, na ilha de Vancouver,...