Prefeitura de Manaus intensifica combate ao descarte irregular de pneus

#paratodosverem acúmulo de pneus em áreas abertas é um dos principais fatores de proliferação do mosquito Aedes aegypti

Em mais uma ofensiva contra o descarte irregular de pneus, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou neste sábado, 5/7, uma grande operação de recolhimento e conscientização. Mais de mil pneus foram retirados de vias públicas, com destaque para ações no bairro da Compensa, zona Oeste, especialmente ao longo da avenida Brasil, uma das áreas mais críticas de acúmulo indevido.

A iniciativa contou com duas frentes simultâneas: enquanto uma equipe recolhia pneus abandonados em pontos recorrentes de descarte, outra realizava ações educativas diretamente nas borracharias, orientando comerciantes sobre os riscos e as responsabilidades legais do armazenamento e exposição inadequada desses materiais.

Temos encontrado muitos pneus sendo usados como expositores no meio-fio, o que além de comprometer a estética urbana, representa um sério risco à saúde pública”, alertou o secretário da Semulsp, Sabá Reis. “Esse trabalho que estamos fazendo segue a orientação do prefeito David Almeida, que tem cobrado de toda a equipe atenção redobrada para combater esse tipo de prática, que precisa ser eliminada do cotidiano da cidade”, complementou.

Riscos à saúde e ao meio ambiente

O acúmulo de pneus em áreas abertas é um dos principais fatores de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com sua estrutura que facilmente retém água, pneus abandonados se tornam criadouros perfeitos para o mosquito, colocando em risco a saúde da população e pressionando ainda mais os serviços de saúde pública.

Além dos riscos sanitários, o descarte irregular compromete a drenagem urbana, podendo obstruir bueiros e igarapés, e, quando queimados, os pneus liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo e o ar.

Destinação correta e alternativas

A prefeitura reforça que o município possui parcerias com empresas de reciclagem que adquirem pneus inservíveis para reaproveitamento industrial, o que transforma um passivo ambiental em oportunidade econômica. “O que falta, muitas vezes, é a consciência. Existem alternativas. A cidade não pode mais ser usada como vitrine ou lixeira para pneus descartados”, enfatizou Sabá.

A Semulsp lembra que os comerciantes são responsáveis pelo descarte adequado dos materiais que comercializam. A exposição de pneus nas calçadas ou meio-fio é considerada infração, e os itens podem ser recolhidos pelo poder público.

Apelo direto

A ação deste sábado deixa um recado claro aos borracheiros e comerciantes de pneus: é preciso cumprir o papel de parceiro na construção de uma Manaus mais limpa, saudável e sustentável. A Semulsp continuará com ações regulares, combinando fiscalização, recolhimento e diálogo com os empreendedores locais.

“Nosso compromisso é com uma cidade que respeita o meio ambiente e cuida da saúde das pessoas. Estamos fazendo a nossa parte e contamos com a colaboração de todos”, finalizou o secretário Sabá Reis.

FONTE: https://www.manaus.am.gov.br/noticia/limpeza/combate-descarte-de-pneus/

Texto – Dora Tupinambá / Semulsp

Fotos – Divulgação / Semulsp

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

Guilherme Jeronymo – da Agência Brasil O técnico Carlos Alberto Parreira, de 83...

Número de mortos por terremoto na Venezuela sobe para 1.450

Os terremotos ocorridos na...

Amazonas Repórter

Tudo

Setor de serviços recua 1,2% em março, aponta IBGE

Da Agência de Notícias do IBGE O volume de serviços do país recuou...

Trama golpista: STF marca julgamento de recursos de Bolsonaro e Braga

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, marcou para quarta-feira (19) o julgamento dos recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do...