Prefeitura de Manaus promove treinamento sobre inclusão e empatia no transporte público

Mais uma etapa do programa “Escola de Transporte Inclusivo”, da Prefeitura de Manaus, foi realizada, nesta terça-feira, 3/2, desta vez na empresa Vega. A ação, coordenada pelo do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), levou treinamento a cerca de 30 operadores do sistema de transporte coletivo, entre motoristas e cobradores, com foco no atendimento humanizado a idosos, Pessoas com Deficiência (PcDs) e pessoas com doenças ocultas.

Durante a capacitação, os participantes passaram por uma experiência prática e sensorial, que simulou situações vivenciadas diariamente por esses públicos no transporte coletivo. A proposta do programa é justamente promover a empatia por meio da vivência, fazendo com que motoristas e cobradores compreendam, na prática, os desafios enfrentados por pessoas com limitações de mobilidade, deficiência visual, auditiva ou condições não aparentes.

O conteúdo também chamou a atenção para as chamadas doenças ocultas, condições que não são visíveis, mas que impactam diretamente a mobilidade e o bem-estar dos passageiros, alertando os operadores para a necessidade de sensibilidade, escuta e compreensão no atendimento cotidiano.

A vice-presidente do IMMU, Viviane Cabral, destacou que a iniciativa será ampliada para todo o sistema. “Essas ações serão realizadas em todas as garagens e vão alcançar os quase cinco mil operadores do transporte coletivo. Nosso objetivo é garantir que todos estejam preparados para oferecer um atendimento mais humano, respeitoso e inclusivo à população”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Magno Sancho, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância do contato direto com os profissionais do transporte. “Para nós, pessoas com deficiência, esse tipo de ação é fundamental. Esse diálogo direto com motoristas e cobradores faz toda a diferença, porque são eles que estão no dia a dia conosco, lidando com nossas necessidades e dificuldades”, pontuou.

Entre os participantes, o motorista Timóteo Nogueira avaliou a experiência como extremamente positiva. “Foi uma vivência muito proveitosa. Eu atendo diariamente cadeirantes e pessoas com limitações de locomoção, mas aqui a gente consegue sentir na pele o que essas pessoas passam todos os dias. Isso muda completamente a forma como a gente enxerga o nosso trabalho”, relatou.

O programa “Escola de Transporte Inclusivo” reforça o compromisso da prefeitura com a qualificação contínua dos operadores e com a construção de um transporte público mais acessível, humano e acolhedor, garantindo mais dignidade e respeito aos usuários do sistema.

— — —

Texto e fotos – Naira Nascimento/IMMU

Número de mortos por terremoto na Venezuela sobe para 1.450

Os terremotos ocorridos na...

Caos climático: El Niño ameaça SP com fogo, temporal e seca

Por Clayton Castelani (Folhapress) – A chuva acima da média em São Paulo neste início de inverno,...

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

O técnico Carlos Alberto...

Amazonas Repórter

Tudo

Sonda da NASA encontra seu segundo asteroide — e ele é único

A sonda espacial Lucy, da NASA, captou imagens do asteroide Donaldjohanson, que se formou há cerca de 150 milhões de anos. Os registros...

Recomendar criptoativos para investidores “sem perfil” pode levar a prisão por até 2 anos

Um novo projeto de lei apresentado pelo Senador Jorge Kajuru (PSB-GO) indica que a recomendação de produtos financeiros para investidores sem um perfil...