Prefeitura intensifica ações em período de chuva e recupera mais de 60 redes de drenagem em Manaus

Em uma semana de trabalho, compreendida entre o dia 27/1 até esta sexta-feira, 3/2, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensificou os trabalhos de manutenção de redes de drenagem, devido ao período das fortes chuvas que assolaram a capital. Foram mais de 60 ações desse tipo realizadas pelas equipes.

“Iniciamos essa força-tarefa para minimizar os incidentes causados pelos rompimentos de tubulações antigas, durante as fortes chuvas, agravadas pelo grande número de construções irregulares e ligações clandestinas na tubulação da prefeitura”, explica o secretário de obras, Renato Junior.

De acordo com Renato Junior, a principal causa de tantos rompimentos de tubulações nesse curto período de tempo tem como fator principal a falta de manutenção nas redes de drenagem.

“Foram anos de negligência sobre o assunto. A gestão do prefeito David Almeida encontrou sistemas ultrapassados de dreno, que não suportam a pressão e acabam rompendo”.

“A solução é acompanhar de perto. As equipes dos distritos de obras não têm descanso. Nós ficamos em cima do lance, sempre apostos para atuar nos casos emergenciais e garantir que o problema não se agrave, conforme determina o prefeito David”, explica o secretário.

“Para isso, estamos investindo no uso de tecnologias, materiais adequados e mais resistentes a grandes volumes de águas. É isso que vai solucionar nossos problemas, só um trabalho de qualidade e duradouro”, complementa Renato Junior.

Veja as principais ações da semana

Há quatro dias, a Seminf atua na zona Sul, em uma obra emergencial, devido ao rompimento da tubulação, ocasionado pela pressão das águas do igarapé. Um afundamento na via se formou, o que resultou na cratera. De forma imediata, a secretaria iniciou o trabalho, cumprindo o cronograma estipulado pela prefeitura, com trabalhos noturnos e diurnos. Uma linha de drenagem de 25 metros está sendo refeita.

Outra frente de trabalho, na zona Norte, na avenida A, conjunto Oswaldo Frota, as equipes recuperam uma rede onde um afundamento parcial da via deixou os moradores em alerta. 

Simultaneamente, na zona Centro Oeste, rua 5, Alvorada I, as ligações clandestinas de esgoto doméstico na rede de drenagem da prefeitura provocaram mais um rompimento na tubulação.

Renato Junior ressalta que esses serviços são realizados diariamente e intensificados nesse período chuvoso pelos 17 distritos de obras espalhados pela cidade para minimizar os impactos do inverno amazônico. 

“Estamos atuando em toda cidade, seja em ações emergenciais ou programadas. Nosso compromisso é melhorar os sistemas de drenagem da nossa cidade”.

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

Guilherme Jeronymo – da Agência Brasil O técnico Carlos Alberto Parreira, de 83...

Número de mortos por terremoto na Venezuela sobe para 1.450

Os terremotos ocorridos na...

Caos climático: El Niño ameaça SP com fogo, temporal e seca

Por Clayton Castelani (Folhapress) – A chuva acima da média em São Paulo neste início de inverno,...

Amazonas Repórter

Tudo

Chefes do CV de MT pagam R$ 80 mil por mês para se esconder em favelas do RJ

Por Bárbara Sá (Folhapress) – Pelo menos 15 membros do Comando Vermelho (CV)...

Manacapuru recebe projeto que oferece exames laboratoriais gratuitos nesta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 25 de julho, das 6h às 11h, Manacapuru (a 98 quilômetros de Manaus) receberá o projeto gen-t do Brasil que oferecerá...

Michelle encontrou Moraes antes de decisão que levou Bolsonaro à Papudinha

Por Augusto Tenório, Luísa Martins e Thaísa Oliveira (Folhapress) – A ex-primeira-dama Michelle...